_7/10

ENADE: Falando francamente…




Ok, galera, vamos falar desse tal de ENADE! Pra quem não sabe, ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudante que visa ”avaliar” a qualidade dos cursos das Universidades do Brasil. 

enade

Vou jogar limpo com vocês: eu fiz a prova no meu segundo semestre e agora vou ter que fazer de novo no último. Realmente , com o perdão da palavra, é um ”porre” ter que acordar num domingo ensolarado, se virar pra ir até o seu local de prova e ficar sentado durante 4 horas lendo e respondendo questões que você, naquele momento, não está com a mínima vontade de saber e muito menos de entender.

enade-21

No entanto, também não é nenhum bicho de sete cabeças e muito menos a pior tragédia do mundo. Aliás, tem gente que tem muito mais motivo pra reclamar. Me lembro que, quando fui fazer a prova, estava dentro do metrô conversando com uma menina indignada porque trabalhava como modelo e devido a essa prova estava perdendo um trabalho em que receberia um cachê de R$ 2.500.

Bom, só pra esclarecer, o MEC convoca alguns alunos de sua Faculdade para realizar essa prova, e a tradução do verbo ”convocar” nesse caso se dá por ”Ou você vai fazer essa prova, ou não liberamos seu diploma!” . Não sei se entenderam: não são as Universidades que não vão liberar seu diploma, é o próprio MEC que não irá autorizar; o mesmo órgão que também obriga todas as Universidades a participarem desse exame.

Ser obrigado a fazer alguma coisa realmente é sempre irritante. Mas a vida inteira foi assim. Se você está doente, é obrigado a tomar remédio, se você precisa tirar 10 na prova pra não pegar DP, é obrigado a passar dias estudando, e se você quer pegar seu diploma, infelizmente, vai ser obrigado a fazer essa prova.

diploma1

As Universidades têm, sim, uma enorme preocupação com essa avaliação, já que, na teoria, é esse exame que vai dizer a qualidade de seus cursos. No entanto, você tem a opção de não querer colaborar, fazer a prova de qualquer jeito pra terminar o mais rápido possível e ir embora. Tudo bem, é uma posição sua não morrer de amores pela Faculdade em que estuda, um direito seu não se esforçar pra manter uma boa imagem de seu curso.

Mas, revoltas à parte, vamos racionar juntos e ver quem pode sair mais prejudicado nisso tudo: Vamos supor que você está num processo seletivo de uma empresa, tem apenas uma vaga e você está competindo com um outro estagiário de uma faculdade que teve uma nota maior do que a da sua no ENADE; tenha certeza que isso provavelmente pesará bastante na hora em que o empregador for escolher.  De fato, isso não é necessariamente uma regra. Às vezes, você pode conseguir um estágio por indicação ou porque o contratante foi mesmo com sua cara, mas e aí? Vai arriscar e contar com a sorte? Não vai nem se esforçar pra deixar seu currículo com um ”up” a mais aumentando a sua possibilidade de contratação?

Talvez a nota do ENADE não represente a verdadeira qualidade do seu curso, e claro, a gente tem que dar mais valor a nossa consciência. Se você sabe que é bom, não tem que temer e não precisa ficar passando por testes. Mas, infelizmente, as pessoas não te conhecem, não sabem do seu potencial e vão ter uma pequena noção pelo seu currículo pela qualidade do seu curso. E você pode perder essa chance apenas porque não teve vontade de levar a sério uma simples prova… Pense nisso!

Ir bem no ENADE, antes de mais nada, é um favor que você faz! Um favor a você mesmo, um favor ao seu futuro!

Vamos lá, galera…o ano tem cerca de 48 domingos,  um ”dominguinho” só não mata ninguém!

FUI….

Compartilhe este post:
  • Print
  • Twitter
  • email
  • Add to favorites
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • StumbleUpon

asdaustgduhagsd

  1. diego disse:

    Putz…na verdade eu tava meio bodiado de fazer essa prova. Mas eu ainda não tinha pensando por esse lado…

  2. Giuliano Barbosa disse:

    Além de tudo isso, o MEC libera, de acordo com a nota do ENADE, uma limitação de vagas do PROUni. Se a escola tem, por exemplo 100 vagas para alunos do PROUni, e no ano seguintes a nota do ENADE for o suficiente para epnas 50 vagas, esse alunos a mais deverão ser jubilados da faculdade. Não custa nada ajudá-los. Se você tem capacidade para pagar seu curso, ajude quem não tem.

  3. João Vitor disse:

    Sempre é bom testar os conhecimentos, mesmo sendo um saco fazer prova no domingo. Penso que essa prova aí não deve ser nenhum bicho de sete cabeças e que não exigirá tanto do aluno, basta ter vontade e largar a indignação em casa que tudo ocorrerá bem. Imaginem que legal estudar em uma faculdade que tem 10 no ENADE, agora imaginem estudar em uma que tem 0, deve ser bem vergonhoso. Sou aluno do 2º semestre e se eu for escolhido, terei que fazer a maldita prova tbm. Não acho certo o sistema de avaliação “desses caras”, mas o que posso fazer? O jeito é esse mesmo, acordar cedo, tomar um todinho, comer um pão de queijo e colocar a cabeça para funcionar.

  4. maria elenilda disse:

    eu não tenho problema em fazer a prova, só fiquei triste pois meu marido esta fazendo uma excursão e vão meus tres filhos no dia da prova e agora?

  5. Fabiana disse:

    Eu não tinha nenhum problema quanto a ter que fazer a prova em um domingo, mas agora tenho pois eu irei fazer a prova em um lugar a 25 km da minha casa, terei que pegar 5 ônibus. Isso se eu conseguir chegar Lá….

  6. Suzane disse:

    Olá! Estou com uma dúvida cruel para a prova de domingo. Realmente me preocupo muito com o ENADE… Tenho a opçao de fazer no ano que eu quiser?Nao serei prejudicada se nao escolher esse ano pra fazer essa prova?
    Nao sei o procedimento que devo tomar para fazer a prova no ano que vem, fui selecionada esse ano…
    Vc pode me ajudar? Ficaria muito grata!

  7. Suzane disse:

    só queria fazer quando me sentisse mais preparada pra obter uma nota maior. E a informação que eu tenho é de que só se faz a prova uma vez. Esse ano o meu curso foi o escolhido para a avaliaçao do MEC….

  8. CAMILA FERRAZ disse:

    EU NUM TINHA PENSADU ASSIM TAMBIEN, MINHA FACULDADE É SUPER LEGAL, VO AJUDAR-LA E FAZER UMA BOA PROVA, E ELA RECEBER BOAS AGRADECIMENTOS, OBRIGADO AMIGUINHO.

  9. Rose disse:

    não tenho nada contra o ENADE só que eu vou ter que fazer minha prova a 200Km de casa , não sei como é feito a escolha do local mas é uma palhaçada, tem pessoas reclamando de fazer a 25 Km ai que inveja

  10. Samantha disse:

    Olha se fosse no minimo na minha cidade a prova.. mas tenho q atravessar minha cidade, e atravessar sao paulo!!!
    trnho mais tres anos de facul.. tem problema se eu nao fizer agora, e fizer depois??

  11. Lauri Winck disse:

    Sou de Três Passos - Rio Grande do sul. Eu e alguns colegas fomos convocados a prestar a prova deo ENADE em Maringá, norte do Paraná (1485 Km ida e volta), isso é justo? a quem recorer pra reaver as despesas q tivemos? de quem é a culpa. Recebemos a convocação nas nossas casas, então o endereço de onde moramos, eles tem. E como entender o fato de que outros colegas prestaram a prova pertinho daqui???? Me parece que lguem teria q responder por essas coisas.
    Grato

  12. Nani disse:

    Fiz a prova do Enade em 2005 no primeiro ano da faculdade e fui obrigada a fazer em 2008. Fui fazer a prova no fim do mundo. Da minha casa até o local dariam por volta de 2 horas. Sai cedissimo de casa, mais mesmo assim cheguei atrasada por causa de uma tal corrida que estava tendo na praia, fecharam varias ruas. Sacanagem. Em 2009, fui convocada novamente para fazer a prova e dessa vez, fiz. Mas até agora não consegui pegar meu diploma, segundo a faculdade não é somente a lista de presença que conta, mais precisa esperar uma outra documentação direta do mec, e nessa enrolação já perdi um ano de agora pelo visto vou perder outro, pq não me liberaram nada e preciso fazer minha pos.
    raiva total da faculdade e dessa porcaria de enade

  13. Nani disse:

    outra coisa.. A FACULDADE QUE ESCOLHE ONDE VC VAI FAZER SUA PROVA.. VC TEM DIREITO DE FAZER A PROVA NA CIDADE ONDE VC MORA. MAS PARA AS FACULDADES E BEM MAIS COMODO JOGAR TODOS OS ALUNOS COMO MORADOS DA MESMA CIDADE EM QUE ESTA A FACULDADE. TB BRIGUEI POR ISSO. FALTA DE RESPEITO DELES. COLOCAR UM ALUNO A QUILOMETROS DE DISTANCIA.

  14. Sofhia disse:

    ola, nao fiz o enade , quando fui colar grau me disseram que eu nao poderia ,
    entrei com um mandado de segurança no dia da colação e o juiz me concedeu……por isso quem nao fez a prova entre com um mandado de segurança,

  15. Ingridy Fabiany de Azevedo disse:

    Eu não fiz o Enade porque tive um problema de família na minha casa! E a faculdade não comunicou que eu não receberia diploma se não fizer-se a prova! O que tenho que fazer?

  16. Filipi Bueno disse:

    Boa noite.
    Devido a um erro da minha faculdade, eu não fui inscrito no enade de 2009. Qando fui pegar meu diploma neste ano recebi a noticia que o mesmo encontra-se retido e só será liberado após eu fazer a prova do enade de 2010 em novembro. O problema é que estou com viagem marcada para Dublin em Setembro, e eu não faltei a prova, a faculdade é que não me inscreveu.
    Você sabe a quem posso recorrer agora? Ou só entrando na justiça mesmo?

  17. Weslley Gabanella disse:

    Filipi!

    Te mandei um e-mail explicando sobre como proceder, tomara que tenha ajudado!

    Abraços

  18. a.s.drumond disse:

    Eu nao fui convocado pela Faculdade para fazer enade e vou colar grau agora em contabeis,porem fui comunicado pela faculdade que nao posso por nao ter feito o enade.Quais os procedimentos legais que podem sem ser tomados para eu colar grau,uma vez que nao fui eu o causador do dano?

  19. Filipi Bueno disse:

    E ai Weslley, cara não recebi teu email..
    Tens msn ou algo assim?

  20. tradução on line…

    [...] ENADE: Falando francamente… ” ba.blog [...]…

  21. antonio alvaro disse:

    caro Weslley Gabanella estou na mesma situaçaõ de outras pessoas nao fiz o enade e estou todo enrolado como proceder. obrigado pela atençao

  22. Gilvani Baumgarten disse:

    Não penso assim, acho que o ENADE é muito importante porque ele avalia oque você aprendeu, avalia o profissional que você é, e não apenas o aluno em si, afinal se você nao demonstrar que aprendeu em todos os anos de estudo, como você vai se demonstrar ser um profissional qualificado?…

  23. Maria disse:

    Não fiz o enade no primeiro ano quando fui convocada e troquei de curso e de faculdade poderei fazer o enade novamente no último ano? Ou ficarei sem diploma.

  24. Michel Araujo disse:

    Não fui cadastrado para realizar a prova, por erro da faculdade (UniRadial - Interlagos)
    Alguem poderia me ajudar? Não sei a quem recorrer..

  25. Rosemar de Fatima martins dos santos disse:

    Se eu não fizer a prova,não posso pegar o diploma?pois não quero fazer.está na
    lei fazer essa prova

  26. Rafa Ribeiro disse:

    E tb estou na mesma situação, não vou poder fazer o ENADE amanhã pq a faculdade não me inscreveu. O que devo fazer  para colar grau, só via judicial? Quem puder me orientar favor mandar e-mail. Seria só por mandato de segurança? afinal de contas não fui eu quem deixei de fazer a prova.

  27. andrea disse:

    Fui convocada e estou estressada. Estou no último período e tem uma disciplina que é horrível para mim. Sou repetente nela. Enfim, não tenho tempo pra me dedicar aos estudos como queria. Temo fazer um apéssima prova. realmente eu não queria que isso acontecesse, mas infelizmente, não sei se dará pé…

  28. Gilberto disse:

    Olá galera, tudo bem?
    Não fiz a prova do Enade 2011, e estou me formando agora. Como proceder para conseguir colar grau? Alguém sabe como conseguir esse mandado de segurança e se ele funciona mesmo?
    Lembrando que já fiz o exame uma vez e desta vez estava inscrito e regular. Será que mesmo assim, teria que ter feito a prova? A faculdade foi muito relapsa quanto a todo o procedimento para realizar a prova e também em comunicar aos alunos a data da prova.
    Se alguém puder me responder agradeço muito!!!!!!!

  29. Lunna disse:

    E tb estou na mesma situação, eu nao fiz a prova do ENADE pq a faculdade não me inscreveu. Alguem poderia me ajudar?