_27/05

Conheça quem esteve na Galeria 13




O espaço da Galeria13 é destinado a exposições de trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais da BA. Pretendo publicar aqui o perfil de quem integrou essa última edição; portanto, vamos as apresentações…

gonzalez

Carlos Gonzalez cursa o 8º semestre do curso de Bacharelado em Artes Visuais. Fecha o seu ciclo na faculdade participando pela segunda vez da Galeria13.

Quanto a sua produção:

“Tenho uma produção em pintura, audiovisual, perfomance e na ativação com espaços tridimensionais. Meus últimos trabalhos são híbridos que se constituem por meio do conceito de expansão e diálogo entre diferentes meios.

Meu processo sempre começa em cadernos de artista (moleskines), por meio de desenhos esquemáticos que tentam dar conta de todos os itens que compõem um possível projeto. O ato de desenhar uma ideia, um pensamento em arte, ou uma situação com intenções artísticas, me serve como primeiro parâmetro onde eu possa mensurar a qualidade estética do pré-projeto. Nesse ponto, a partir da primeira materialização visual, inicio uma pesquisa específica do que desejo materializar enquanto obra e busco vínculos que remetam a minhas questões poéticas - na folha do caderno não existem reservas ligadas à escala, linguagem ou qualquer outro ponto relacionado à materialização do objeto artístico: seu fazer é livre, os diálogos são irrestritos. O único fator que me faz descontinuar, ou parar de buscar desdobramentos em um ‘proto-projeto’ nascendo em meu moleskine, em franco diálogo com meus pensamentos, é ver que o mesmo, enquanto projeto, não aponta para a qualidade estética que desejo. Feito isso, definido o projeto e ainda no moleskine, penso e esquematizo formas de materializar o objeto artístico (seja ele uma performance, uma instalação, uma pintura, um vídeo, ou um híbrido), e partir daí analiso se o mesmo é passível de ser executado, onde ser executado, quando ser executado, etc. Se for passível de materialização final, se o contexto é apropriado, me lanço no processo e só paro quando a obra ‘termina’.”

Quanto à participação expondo na Galeria13:

“Expus na Galeria 13 duas vezes, no segundo semestre de 2009 e no primeiro semestre de 2010. Curso o Bacharelado em Artes Visuais desde o segundo semestre de 2006 e não me sentia preparado, antes de 2009, para enviar meus trabalhos a nenhum edital. O 6º semestre de orientação profissional, disciplina dada durante o curso, foi muito importante. Nele, vivi a experiência de estar do outro lado e aprendi melhores formas de apresentar meus projetos, não apenas tendo meus próprios projetos como parâmetro, mas vendo outros, de outros alunos, em um contexto específico ligado a ter um trabalho exposto em uma mostra por meio de um edital. A partir daí, construí novos parâmetros e passei a me sentir mais seguro para tentar expor meus trabalhos. Acho importante não apenas para os alunos que expõem, mas para os que cursam a disciplina de orientação profissional no 6º semestre, a Galeria 13. É a experiência, ainda em ambiente acadêmico, que mais nos aproxima do que ocorre fora dos portões da universidade. Por fim, expor sempre é bom!”

Quem estiver interessado, clique AQUI para ver o vídeo de “Ações funcionais sobrepostas” - 2009/2010 - performance de Carlos Gonzales.


asdaustgduhagsd

  1. [...] Conheça quem esteve na Galeria 13 [...]

  2. [...] Márcia Beatriz Granero (AN6BAV)Olá. Como representante da turma AN6BAV,… [...]