_23/09

Entrevista com Vivian Bosio




naba2

O BABlog conversa hoje com a aluna Vivian Bosio, do 4º semestre do curso de Design de Interiores da Belas Artes. No mês de junho, ela viajou para Europa juntamente com um grupo de estudantes da Belas Artes para aprimorar seus conhecimentos dentro de sua área.

Confira agora um pouquinho da bagagem trazida por Vivian, que fez o Summer Course de Design de Interiores na NABA - Nuova Accademia  di Belle Arti Milano.

Você teve dificuldades para acompanhar o curso em inglês?
Não; desde pequena estudei em colégios internacionais em que as matérias eram dadas em inglês, então não tive muitas dificuldades. Mas tendo um conhecimento médio/avançado da língua, já se garante um bom aproveitamento do curso. Conheci pessoas que não tinham um inglês fluente que conseguiram acompanhar as matérias tranquilamente. Lembrando também que o inglês não era a língua nativa dos professores - a maioria italianos - então, na dúvida, eles falavam italiano, que também facilita por ser tão parecido com o português.

O que você trouxe como aprendizado desta experiência?
Acho que o mais importante da minha viagem foi a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro. Alunos com repertório muito variado e professores muito bem qualificados, todos compartilhando o mesmo interesse em design. Poder usufruir desta troca foi uma experiência incrível! Fora a experiência de conhecer a Itália e ter que me virar em outra língua! No começo foi um pouco difícil, mas confesso que não é complicado se adaptar a Milão. Brinco com os meus amigos que a Itália é o Brasil da Europa. Estão sempre atrasados, falam super alto, mas tem um calor e uma compaixão com o ser humano incrível! Não é a toa que os italianos se deram tão bem no Brasil!

Você indicaria alguma outra pessoa a participar do curso?
Com certeza! o curso foi muito bem elaborado e tive a oportunidade de viver o design com uma outra perspectiva, em um país que vive e respira o design muito mais intensamente. Os professores são super legais e as aulas são bem dinâmicas. Definitivamente, recomendo a todos que buscam ampliar o seu repertório pessoal.

Anteriormente já havia feito algum curso no exterior? Por quanto tempo?
Fiz um curso de inglês em Vancouver, no Canadá, por um mês, em janeiro de 2006.

Tem vontade de participar de mais algum curso de férias?
Sim!!! Acho que esses cursos breves dão uma chance para o aluno entender um pouco mais do universo daquela matéria. No futuro talvez encare um curso de design de produto, algo que também sempre gostei. Mas fora isso, adoraria participar do curso de um semestre oferecido pela NABA, também de design de interiores. Estou tentando conseguir esta parceria,  acredito que como este, seria uma experiência incrível e poderia abrir os meus olhos um pouco mais para o que o mundo la fora oferece no ramo do Design, e também levar para a Itália conceitos que aprendo aqui. Acho que seria mais uma troca muito interessante.

Deixe o seu recado.
Gostaria de agradecer a faculdade por oferecer esta parceria e a todos que me ajudaram e incentivaram no processo. Espero que, a cada ano, a Belas Artes aumente estas oportunidades que só geram benefícios, tanto para o aluno quanto para a faculdade!

vivianblog


asdaustgduhagsd

  1. Jorge disse:

    Nossa que MARAVILHHHAAA! Deve ser um baita de um aprendizado!