_22/10

perfil: Tatiana Steter




eu

Minha gente, semana passada a Tatiana Steter entrou em contato comigo pra divulgar sua aprovação em dois editais diferentes, um do 3º Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto e o outro do VI Salão de Artes Plásticas de Suzano.

A princípio seria um texto informativo dando os parabéns a aluna do curso de Artes Visuais da BA que está cursando o 8º semestre…até que pedi a Tatiana informações quanto a sua produção e as obras aprovadas. Quando o material chegou em minhas mãos minha boca despencou…a menina não para!!!

Então vamos por partes…segue o perfil da artista, os dados dos editais e algumas informações quanto a sua produção:

Logo de cara apresento as informações dos DOIS salões que a Tati foi aprovada (pra quem diz que é difícil e que não vale a pena, aí segue uma boa dica: um bom começo é se inscrever!)

3º Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto
Pinacoteca – 2º andar do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão
Praça Cívica - Centro - S. José do Rio Preto
Segunda a sexta, das 8 às 20 horas
Sábado, das 8 às 14 horas
de 29 de outubro a 27 de novembro de 2010.

Obras aprovadas:

desenho-espacial-minhocao-i
“Desenho, Espacial, Minhocão I”

desenho-espacial-minhocao-ii
“Desenho, Espacial, Minhocão II”

VI Salão de Artes Plásticas de Suzano
Centro Cultural Francisco Carlos Mariconi
Rua Benjamin Constant, 682 - Centro – Suzano
Segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas
Sábado, das 9 às 14 horas
de 5 de novembro a 10 de dezembro de 2010.

Obras aprovadas:

“Sem título”
“Desenho, Espacial, Minhocão I”
“Desenho, Espacial, Minhocão II”

Sobre sua produção:

“Meus trabalhos sempre giraram em torno do desenho, da linha, do gesto e suas relações com o espaço, seja ele o espaço bidimensional do papel, como nas gravuras Gesto, Espaço, Oposição I, II e III, como no espaço tridimensional, em Desenho, Espacial, Minhocão I e II e nas minhas recentes investigações.

Nas gravuras citadas acima havia um desejo de capturar o gesto do meu corpo de forma concreta e de criar relações antagônicas de peso e leveza, massa e linha, mas sempre pensando na construção a partir do espaço.

A partir de um determinado momento esses desenhos saíram do suporte bidimensional para ocuparem o espaço tridimensional.

Desenho Espacial, Minhocão I e II são a representação diminuta de uma estrutura monumental que é o “Minhocão”. Uma estrutura pesada, escurecida pelo tempo e odiada pela vizinhança é representada por um simples desenho de suas linhas estruturais.

Tamanha é a leveza dessa representação, que ela é suspensa por finos fios e flutua no ar. Há uma inversão de valores e o observador é colocado diante de uma nova perspectiva daquele monumento.

Nessas obras os planos são rearticulados e subvertidos. Os pequenos desenhos, que se expandem no espaço, não trazem mais a volumetria do monumento, apenas uma perspectiva ilusória.

Os trabalhos que estou produzindo no momento (para o TCC) já são pensados a partir do espaço arquitetônico escolhido. São trabalhos in situ. A arquitetura se relaciona com a construção gráfica e vice-versa e juntas formam o desenho. A estrutura gráfica passa a ocupar o espaço em toda sua potencialidade.”

gestoespac2baooposic2baao-i gestoespac2baooposic2baaoii gestoespac2baooposic2baao-iii
(da esqueda para a direita: “Gesto, Espaço, Oposição I”, “Gesto, Espaço, Oposição II” e “Gesto, Espaço, Oposição III”)

Recentemente Tatiana produziu o cenário dos shows de uma banda de rock, bem como a capa do CD e a capa do LP duplo. A capa do LP consiste em uma gravura original!

Confira, abaixo, o trabalho de Tatiana Steter para a banda Das Fossem:

cenografia

cd

Pra finalizar, Tatiana Steter participou, em 2009, do concurso “Olheiro da Arte”, em que suas obras foram escolhidas pelo curador Fernando Cocchiarale.

Parabéns, Tatiana, pelo trabalho desenvolvido e boa sorte!


asdaustgduhagsd

  1. [...] Tatiana Steter foi matéria do blog da BA por ter passado em dois Salões de Arte. [...]