_13/10

Grafite na Unidade 3 - Parte I




Nas últimas semanas, a unidade 3 da Belas Artes recebeu dois presentes ENORMES no piso térreo. Trata-se de uma porta de ferro e uma parede de tijolos, enormes, as duas grafitadas. Uma localizada estrategicamente entre a biblioteca e a lanchonete, e a outra no saguão de saída, próximo ao estacionamento do Centro Universitário.

Durante os primeiros dias, as duas obras de arte chamaram muito a atenção da galera. Além de muito bonitas e grandes, o grande mistério se dava em torno de quem as produziu. E olha só, o blog descobriu tudinho e vai contar pra você agora! :)

A porta e o muro foram produzidas na Feira do Guia Estudante em agosto último. A Belas Artes montou um estande cheio de coisas bacanas e contou com a ajuda de duas pessoas envolvidas com arte. O grafiteiro profissional Victor Armani da V-UM  e um aluno de Artes Visuais da Belas Artes, o Luca Caltran.  Abaixo, trechinhos da entrevista exclusiva que a gente fez com o Luca, que além de muito inteligente e talentoso, dividiu um monte de informação bacana com a gente. Olha só:

Fale um pouco de você e de você aqui na BA.
Luca: “Tenho 21 anos e estou no 6º semestre de artes visuais. Minha mãe é professora de Artes e eu sempre pintava quadros com a minha vó, que também é artista. Aí não deu outra…já tava contaminado… Curto muito as aulas de pintura aqui da faculdade, por ter a ver com o meu trabalho pessoal. Outra aula, que na época eu não aproveitei tanto, mas curti, foi a de serigrafia. Hoje tenho mais interesse e acabei montando uma mesa de luz, comprei alguns materiais e sempre que tenho um tempo produzo algumas serigrafias em casa.”

luca1

Como é seu processo criativo?
Luca: “Eu acredito que o processo criativo é infinito. A obra nunca está pronta. Eu faço um esboço do que quero fazer e faço alguns estudos de material. Depois produzo a ideia. Nunca acho que uma tela esteja pronta, sempre fico olhando para ela e pensando no que posso mudar ou acrescentar. E sempre uma produção serve de estudos para a próxima.”

Onde você busca referências?
Luca: “Minhas referêcias são muito ligadas ao grafite, a observação da cidade, dos locais que eu pinto na rua e que depois são transferidos de outra forma para as pinturas. Gosto muito dos trabalhos do Pollock e do Tápies.”

luca2

Como surgiu o convite de ilustrar o muro lá na feira do estudante?
Luca: “Eu faço grafite há 4 anos. Aí a Belas Artes queria um cenário na feira com referências da Arte Urbana e a professora Helena [coordenadora do curso de Artes Visuais], que sabia do grafite, me indicou. Achei legal participar, mas é bem diferente da rua, mesmo que a faculdade não tenha colocado barreiras na hora de pintar; me deixaram à vontade, mas aquilo lá é um negócio: você tem que respeitar regras. Na rua é diferente, é onde acontece realmente o grafite. Mas os dois fazem parte; um é consequência do outro.”

Onde a gente pode ver mais trabalhos seus? Passa um link pra gente saber mais?
Luca: “Agora comecei um segundo blog com produções de grafite e pessoal: www.alinarua.blogspot.com. Ainda tá no começo, mas pretendo postar sempre.”

Muito bacana né? ;D A porta de ferro e o muro são apenas o começo de várias mudanças bacanas pela qual a unidade 3 da Belas Artes está passando e a gente vai contar tudinho com exclusividade aqui. Logo mais a gente publica a entrevista com  o Victor Armani :)

Enquanto isso, pra quem não estuda na unidade 3, dá uma passadinha lá e confere! ;)

Compartilhe este post:
  • Print
  • Twitter
  • email
  • Add to favorites
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • StumbleUpon

asdaustgduhagsd

  1. [...] o aluno da Belas Artes responsável pelo muro grafitado incrível instalado na Unidade III? Essa daqui? Então, a gente finaliza hoje a saga por trás do grande mistério envolvendo o portão, trazendo [...]

  2. Lucio Lemos disse:

    Ué, cade a foto do tal grafite?