_26/12

Resolução para 2011: fazer um portfólio




Ano acabando, todo mundo fazendo promessas… Já pensou nas suas resoluções para a vida profissional? Procurar um trabalho mais legal ou simplesmente procurar um trabalho, mudar de área porque escolheu a profissão erradas, ter coragem de ousar… dá pra listar um monte. Mas uma que só vale pra gente aqui da BA é fazer um Portfólio no site.

Dei uma olhada nos que já estão cadastrados e acho que vale dar algumas dicas para quem quiser fazer o seu, principalmente se você é “bixo” e agora também têm seu espaço para divulgar seu talento!

1. Portfólio NÃO é Facebook e outkut, galera! Nada de foto na balada, abraçada(o) com a(o) namorada(o) ou com cachorro, papagaio, aquário do peixe… Também não rola ficar se descrevendo como se fosse para os amigos: “Sou meiga, divertida, animada”. Seu futuro empregador quer mais é saber das suas qualidades profissionais!!!

2. Nem todo exercício que os professores passam e dão dez servem pro Portfólio! Eles são exercícios! Ficou em dúvida se deve ou não colocar o trabalho no Portfólio? Pergunte pro seu professor! Afinal, é uma das coisas que eles fazem sem problema. Tenha em mente: que trabalhos você quer que seu futuro empregador veja?

3. Quanto mais trabalhos você colocar, mais fácil pro cara que está fazendo a seleção conhecer você. Currículo e portfólio desatualizados não adiantam. O cara quer ver que você está na ativa, mesmo que não esteja trabalhando. E tente ser diversificado. Colocar dez trabalhos iguais não adianta.

4. Redes sociais, redes sociais, redes sociais. Aproveite que eles deixam a gente escrever uma apresentação breve e coloque links para seus outros trabalhos. Tem vídeos? YouTube! Tem fotos? Flickr (ou outros portfólios virtuais). Se você tiver site, não esquece de colocar o link!

5. Pense: como eu quero ser visto? É a melhor maneira de pensar seu portfólio!

Para finalizar, um currículo que eu acho bem legal e reflete bem seu dono: http://www.belasartes.br/portfolio/zonzini. Não sou do curso de Artes Visuais, então não posso falar muito da qualidade dos trabalhos, mas o que vale é a apresentação.


asdaustgduhagsd