O cacique Almir Surui teve uma ótima iniciativa quando acessou de um cibercafé o Google Earth pela primeira vez. Ele procurou sua própria casa, a reserva indÃgena 7 de setembro - ela tem cerca de 250 mil hectares entre os estados de Rondônia e Mato Grosso e é lá que vive a tribo liderada por Pater Surui.Â
Logo que viu na tela onde morava, Almir Surui se espantou e ficou indignado. Onde foram parar todas as árvores? Mesmo lutando há muito tempo contra as madeireiras ilegais da região, a visão que teve de cima o deixou chocado. Havia praticamente só a mancha marrom do desmatamento (só no ano passado, destruiu na Amazônia o equivalente à metade do estado de Sergipe).
Almir se articulou junto com a ONG ACT (Equipe de consevação da Amazônia) e decidiu ir até São Francisco - Estados Unidos procurar o Google com a intenção de divulgar para o mundo por meio da web o descaso do poder público com a preservação de terras indÃgenas e da Amazônia. E o Google comprou a idéia.
Com a parceria feita junto ao Google Earth Outreach, a divisão filantrópica da companhia, os Ãndios Surui receberam computadores, smartphones (equipados com o sistema Android) e aparelhos de GPS para que possam colocar seus costumes no mapa. A ideia é que,  ao identificarem um foco de extração ilegal de madeira na região, os Ãndios já publiquem fotos e vÃdeos no YouTube, que serão anexados ao Google Earth e ficarão disponÃveis para que todos possam acompanhar.
A cineasta Denise Zmekho fez um minidocumentário intitulado “Trocando Arcos e Flechas por Laptops” (disponÃvel no YouTube), que registra a saga dos Ãndios com o Google, já que essa transição tecnológica deve ter sido radical para os surui. Em 40 anos, a tribo deu um salto gigantesco, já que o primeiro contato deles com o homem branco é datado de 1969.
O sociólogo Marshal McLuhan profetizava, em meados dos anos 60, que a tecnologia iria reduzir as distâncias e interligaria pessoas com interesses comuns e este conceito se concretizou apenas no novo milênio. Com a internet o mundo se tornou uma grande aldeia, da qual até mesmo uma tribo, antes isolada, agora faz parte.
A idéia do cacique foi muito boa. Com o Google Earth - ótimo programa da Google - podemos observar os atuais acontecimentos. Na bÃblia, se não me engano em Daniel, fala que a mensagem iria percorrer o mundo numa velocidade inimaginavel.Â
Enfim, ótimo post. Os Ãndios tem que continuar existindo, foram os primeiros a habitar o Brasil MAS continuar ser um povo não evoluÃdo tecnologicamente  - positivamente, isto é, não usando para o “mal” (como o orkut, auehuah) em relação ao resto do mundo não é uma coisa boa ao meu ver.
Ótimo site, espero retornar aqui.
Â
Nunca imaginei indios de i-phone e postando videos no Youtube. O mundo está maravilhosamente louco.
Muito interessante , parabens . (:
Esse cacique é muito inteligente, tem poesia dele no site poetas verdes.