_9/12

Por dentro do Arkhi-Arquiteto – ABCP




A entrevistada desta semana é a ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, representada pelo Eng. Hugo Rodrigues. Anteriormente tivemos a participação da ABRAVIDRO, Inst. do PVC e da ABCEM.

abcp

1) Qual é a produção e consumo atual, no mercado da construção, do cimento?
Segundo o relatório SNIC 2009, em 2009 a produção de cimento foi de 51,7 milhões de toneladas e o consumo de 51,8 milhões de toneladas.
A distribuição do cimento consumido no Brasil em 2009 foi a seguinte:
59% revendedores
17%  concreteiras
12%  construtoras / empreiteiras
6 %  outras industrias
4 %  artefatos
2%  diversos
100% total
2) Quando foi criada a ABCP?
A ABCP foi criada em 5 de dezembro de 1936, na cidade do Rio de Janeiro, mudando-se para São Paulo poucos anos depois. Em 2011 a ABCP comemora seu Jubileu de Diamante: 75 anos de vida.
3) Qual a importância da participação da ABCP em uma iniciativa como esta?
Faz parte do DNA da ABCP a transferência de tecnologia e a capacitação e qualificação de pessoas. E isso ela faz desde de sua criação, em com mais enfase através de cursoa a partir de 1954 quando ministrou seu primeiro curso sobre a tecnologia do solo-cimento para pavimentação. De 1954 para cá já foram realizados cerca de 2000 cursos envolvendo mais de 30.000 profissionais.
A iniciativa das Belas Artes é mais uma das formas de atuar na qualificação e capacitação de pessoas, exceto que desde os bancos universitários, isto é, desde a formação do futuro profissional de arquitetura, que é aquele que define qual material será utilizado e como deve se dar essa utilização.
4) Em sua opinião, o que as empresas esperam encontrar em um Profissional de Arquitetura e Urbanismo em inicio de carreira?
Desejam que ele saiba como especificar e empregar cada tipo e categoria de material, tirando o máximo proveito dessa utilização, do ponto de vista de adequação, custo, racionalidade e sustentabilidade. E para ter esse conhecimento, somente se aprofundando em cada um dos materiais disponíveis, como as cadeias envolvidas nesse curso.
5) Qual a importância deste curso para alunos que estão ingressando no mercado de trabalho?
O de terem conhecido com determinada profundidade como aplicar cada sistema construtivo.
6) Porque é importante ter conhecimento sobre diversos tipos de materiais na hora de desenvolver um projeto?
Somente o conhecimento aliado à criatividade do arquiteto para se tirar o máximo proveito da aplicação de cada material , proveito esse técnico e econômico