_26/11

Por dentro do Arkhi-Arquiteto - Inst. do PVC




Semanalmente, o BABlog realiza entrevistas com as associações participantes do Projeto Arkhi-Arquiteto da Belas Artes. Depois de termos conhecido um pouco sobre a ABCEM e a ABRAVIDRO, entrevistamos o Instituto do PVC, representado pela Claudia Takahashi.

pvc

Qual é o consumo atual, no mercado da construção, do PVC?
O principal mercado consumidor de PVC é a construção civil, que absorve cerca de 70% do consumo aparente da resina. Vale lembrar que o PVC está entre 3 resinas mais fabricadas no Brasil e no mundo.

Quando foi criado o Instituto do PVC?
O Instituto do PVC foi fundado em setembro de 1997 e tem como objetivos promover o PVC e suas diversas aplicações, no sentido de contribuir para o crescimento do mercado do PVC, difundir para a sociedade suas qualidades técnicas e ambientais, versatilidade e reciclabilidade, além de orientar as empresas a adotarem posturas socialmente responsáveis.

Qual a importância da participação Instituto do PVC em uma iniciativa como esta?
Como representante oficial da cadeia produtiva do PVC, o Instituto do PVC tem papel fundamental no sentido de mostrar aos alunos as diversas aplicações do PVC no segmento da arquitetura e construção civil, muitas vezes desconhecidas pelas pessoas, mostrando que o PVC é um produto sustentável, destacando suas vantagens técnicas e ambientais no desenvolvimento de projetos.

O PVC se enquadra totalmente no conceito do Desenvolvimento Sustentável, seja por suas matérias primas, propriedades, aplicações, ótima relação custo-benefício ou mesmo por sua reciclabilidade.  Sua principal matéria-prima é o sal marinho, recurso inesgotável na natureza. Cerca de 57% da resina de PVC, em peso, tem origem nesta matéria-prima, sendo este o único plástico que não é 100% derivado do petróleo (o que contribui para a diminuição da emissão de CO2). Os 43% restantes correspondem ao petróleo que, inclusive, já pode ser substituído pelo eteno produzido a partir da cana-de-açúcar, permitindo que a resina seja derivada de matérias-primas 100% inesgotáveis na natureza. Além disso, o PVC é o material mais utilizado na área médica e no transporte de água potável, estando presente nos mais importantes e sensíveis setores da sociedade e contribui não apenas para a saúde das pessoas, mas também para o bem-estar do planeta, uma vez que é 100% reciclável.

A reciclagem do PVC hoje é uma realidade. Os dados obtidos em uma pesquisa realizada sobre a reciclagem mecânica do PVC, encomendada pelo Instituto do PVC, em 2008, confirmam este fato. Nela verificou-se que o índice de reciclagem mecânica do PVC pós-consumo no Brasil, em 2007, foi de 17%. O número é bastante significativo considerando-se que na União Européia o  índice de reciclagem mecânica de todos os plásticos foi de 18,6%, no mesmo período.

Em sua opinião, o que as empresas esperam encontrar em um Profissional de Arquitetura e Urbanismo em início de carreira?
De forma geral, o mercado de trabalho demanda por profissionais especializados, seja em qual área for. É por isso que o ingresso de recém-formados é tão difícil. Preocupadas em suprir esta falta de mão-de-obra qualificada, as empresas têm investido cada vez mais em treinamento e capacitação de seus funcionários.

O curso está atendendo as suas expectativas?
Sim. Temos tido um retorno muito positivo durante as aulas. Notamos que os alunos estão realmente interessados em conhecer os produtos de PVC e suas características, o que torna gratificante nossa participação no curso.

Qual contribuição o Instituto do PVC pode oferecer para as próximas turmas?
Vamos continuar mostrando as diversas aplicações do PVC na arquitetura e Construção Civil, apontando todas as possibilidades de uso dos produtos já existentes no mercado e de novos produtos e tecnologias que venham a surgir, destacando suas principais características e adequando as aulas de forma a suprir às necessidades dos alunos.


asdaustgduhagsd

  1. [...] representada pelo Eng. Hugo Rodrigues. Anteriormente tivemos a participação da ABRAVIDRO, Inst. do PVC e da [...]