_1/06

29ª BIENAL promove palestra




Nesta quarta feira, dia 2 de junho de 2010, às 20 horas, a 29ª Bienal e CAPACETE ENTRETENIMENTOS promovem gratuitamente uma conversa com o público no Teatro Arena. Seguem abaixo as informações encaminhadas via e-mail pela aluna Jakeline Rosário, que cursa o 8º semestre de Artes Visuais da BA:

Entrada gratuita

29

uma conversa com o público

Agnaldo Farias
Chus Martínez
Fernando Alvim
Moacir dos Anjos
Rina Carvajal
Sarat Maharaj
Yuko Hasegawa

—————–

O espaço biblioteca no segundo andar do teatro Arena.

A biblioteca de catálogos da Fundação Bienal São Paulo - Arquivo Wanda Svevo - foi transferida para o segundo andar do Teatro Arena, onde estará acessível ao público interessado. Ao mesmo tempo, realizaremos a manutenção da mesma com novos livros. Este arquivo havia sido organizado pela curadoria da 28a Bienal de São Paulo com o intuito de dar uma visão mais abrangente das bienais existente ao redor do mundo. Ganha agora um novo desdobramento nesta Bienal.

O segundo andar no espaço do Teatro Arena ficará aberto a partir desta data nos seguintes horários:

Quarta à sabado das 15 às 20 horas (exceto feriados).

—————–

no Teatro Arena
Teatro Arena
R. Dr. Teodoro Baíma, 94 / São Paulo
às 20 h
Perto do metrô República, final da Av. Consolação

———————-

Anotações sobre a proposta CAPACETE para a 29a Bienal de São Paulo

+ CAPACETE entretenimentos e a Fundação Bienal de São Paulo se aliam para desenvolver projeto associado à 29ª edição da Bienal de São Paulo. Edição que tem como título o verso “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, de autoria do poeta Jorge de Lima, e que está programada para ocorrer, como exposição de obras, entre 21 de setembro e 12 de dezembro de 2010, no Parque Ibirapuera. Esse projeto partilhado, contudo, terá início bem antes disso, e se valerá de estratégias e de lugares que ultrapassam e ampliam o formato e o espaço comumente associados a uma bienal de artes.

+ Como parte integrante do grupo de ações e eventos que dão corpo à 29ª Bienal de São Paulo, CAPACETE propõe ser, já a partir de março de 2010, um “espaço-tempo” de convergência multi-disciplinar a partir do formato “salão de conversas”. Formato que, no século 19, possibilitava que diferentes personalidades e profissionais da alta burguesia trocassem informações de suas diferentes viagens, pesquisas e atividades. Na era do transporte acessível, porém, John Cage transferiu o “salão” da sala de jantar para a cozinha. E hoje o “salão” acontece no mundo virtual da net.

+ CAPACETE parte do princípio que os eventos mais importantes para a produção de sentido acontecem nos “entre-espaços” e “entre-tempos”, apresentando-se de modos flutuantes e instáveis e sendo, portanto, imprevisíveis e incontroláveis. Pode o café da manhã, por exemplo, ser o fórum central de convergências de ideias e de trocas? Ou sempre foi ele, de fato, o nervo central desses encontros e permutas? CAPACETE se ocupa em propor, de modo contínuo e desde os lugares os mais inesperados, trocas não-lineares e não-hierárquicas.

+ CAPACETE passou por diversas fases de reestruturação, questionando a própria função do formato de “residência” dentro do contexto local, adaptando-se às exigências de projetos cada vez mais complexos e inserindo-os em diferentes lógicas e localidades. Para tal, administra duas sedes com diferentes lógicas de funcionamento, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

+ Desde de sua inauguração em 1998, o CAPACETE instiga e apóia as diferentes pesquisas realizadas por seus artistas/curadores/críticos convidados, inserindo-os na lógica do imprevisível. O que interessa ao CAPACETE, e o que o conecta ao projeto curatorial da 29ª Bienal de São Paulo, é esta noção do sistema instável que gera incertezas e, portanto, provoca conexões possíveis, ainda que possam, em princípio, parecer improváveis.

+ Tem como proposta expor e produzir trabalhos conceituais e contextuais inéditos, abrangendo múltiplas estratégias artísticas. Documenta suas atividades e serve como ponto de partida para a auto-representação de um grupo de artistas nacionais e internacionais.

+ É de fundamental interesse representar e possibilitar uma continuidade não somente de linguagem, como servir de plataforma para a construção do próprio histórico do artista, documentando sua produção e trazendo-a ao alcance do público.

+ O agenciamento é seu próprio conteúdo. CAPACETE se propõe a viabilizar e agenciar produções que explodem com a idéia do referencial de uma sede fixa. O interesse é o espaço entre a galeria e a cidade como histórico urbano, em suas múltiplas manifestações.

+ Como organsimo convidado para integrar o corpo de ações da 29ª Bienal de São Paulo, CAPACETE funcionará como uma plataforma discursiva da proposta curatorial, construindo um diálogo vivo com seus participantes.

———–

Palestras realizadas no programa CAPACETE/29a Bienal de São Paulo

10/03 – SP 2.2.3 - Anri Sala
11/03 – SP 2.3.5 - Jeremy Deller e Amilcar Parker
24/03 – SP 2.4.8 - Cristine Ribas e Wouter Osterholt & Elke Uitentuis
14/04 – SP 2.5.12 – Daniela Casto, Inti Guerrero, Luisa Duarte e Sarah Farrer
28/04 – SP 2.6.13 – Renata Lucas e Carlos Bunga
29/04 – SP 2.7.15 – Milton Machado e Martin Beck
12/05 – SP 2.8.17 – Santiago Garcia Navarro e Carla Zaccagnini
26/05 – SP 2.9.20 – Teresa Riccardi e Julia Rometti & Victor Costales
02/06 – SP 2.10.27 – Rina Carvajal, Moacir dos Anjos, Agnaldo Farias, Chus Martínez, Yuko Hasegawa, Fernando Alvim e Sarat Maharaj

Próximas

22/06 – SPE – 3.1.4 - Evento especial com Raquel Garbelotti e convidados: Cauê Alves, Ilana Feldman e Ismail Xavier
24/06 – SP 2.11.33 – Jimmie Durham. e Maria Thereza Alves

———-

Programação na residência São Paulo / Programa 29a Bienal de São Paulo

01/05 - 30/06/2010 – Kasper Pederson (Copenhagen/Nova York)
01/03 - 30/04/2010 – Santiago Garcia Navarro (Buenos Aires)
01/03 - 30/05/2010 – Victor Costales (Ecuador/Bela-Rússia)
01/03 - 30/04/2010 – Julia Rometti (França)

——————————————

Atualmente em residência no Rio de Janeiro / Programa 29a Bienal de São Paulo

01/04 - 31/05/2010 – Amilcar Packer (São Paulo)
01/03 - 30/06/2010 – Wouter Osterholt (Holanda)
01/03 - 30/06/2010 – Elke Uitentuis (Holanda)
01/05 - 30/05/2010 – Vitor Cesar (Fortaleza/São Paulo)