Postado em O que rolou


Curso de LIBRAS

Publicado em O que rolou - 23 de junho de 2010 por Michele Porfírio

No começo do primeiro semestre abriram as inscrições para o curso de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) que obteve muito sucesso! Foram seis meses de um aprendizado diferente, onde novas amizades se criaram, e acima de tudo formando novos jovens que se dedicarão a fazer crescer e difundir a  Língua de Sinais  para quem precisa.

Segue o documentário de alguns participantes do curso:

“A Universidade Belas Artes, tem o compromisso formal de atender todas as necessidades do portador de deficiência, até que esse aluno conclua o curso. Assim, por meio do curso de LIBRAS, oferecido como matéria optativa, os alunos  aprenderam o básico das LIBRAS, e com isso  a comunicar-se com os surdos e oferecer um melhor atendimento a essa população e com o tempo, a diferença fica bastante minimizada.
Com as aulas, consegui passar que as LIBRAS é uma outra língua, que difere das línguas orais , porque envolve as mãos, o corpo e expressões faciais.Fico muito feliz e agradeço os depoimentos e email enviados pelos nossos alunos e espero que todos continuem praticando LIBRAS.”  Valdirene Poçani da Rocha. Professora do curso e responsável pelo departamento de Inclusão Social
___________________________________________________________

“Sou surda desde nascença, aprendendo portanto, LIBRAS com mundo dos surdos.Esta foi a primeira vez que fiz curso de LIBRAS aqui na faculdade B.A. Conviver com colegas e a professora Val na sala de aula, foi um prazer. Além disso, tive mais conhecimento e vi como é o trabalho da Val. O curso foi maravilhoso! Fico contente de ver alunos de diversos cursos tendo vontade de aprender a comunicar-se e a conhecer o mundo dos surdos. Os alunos aprenderam LIBRAS muito bem devido o ensino tão claro da professora Val.
A abertura do curso foi importante para que haja uma aceitação da sociedade,possibititar assim a troca de conhecimento e cultura, respeitar e aprender com as peculiaridades de cada um. Gostaria de recomendar aos professores e funcionarios que participem do curso que é muito importante. É necessário que todos saibam a língua dos sinais a fim de diminiunir esses preconceitos e desentendimentos que há entre ouvintes e surdos. Gostaria muito que o curso continue, para que outras pessoas aprendam. E seria bom demais se tivesse o proximo semestre :LIBRAS Intermediário. Parabéns pelo trabalho da Professora Val. ” Fanny Aymara, cursando arquitetura e urbanismo.

___________________________________________________________

” Bem sobre o curso de LIBRAS, estamos no séc. XXI e é impossível não pensar em tecnologia e comunicação, algo que se tornou essencial neste século. O aprendizado de LIBRAS possibilita comunicação com pessoas,os surdos, que geralmente eram excluídos da sociedade se não estivessem acompanhadas de um intérprete, mas que também constituem o grupo de clientes. Para exemplificar, teve um aluno de LIBRAS da turma da manhã, que conseguiu uma promoção por ser o único da loja que conseguiu atender um surdo em uma loja de telefonia celular. Por isso LIBRAS é importante profissionalmente, porque ela é uma outra maneira de se comunicar e até mesmo, muitas vezes, a única de muita gente. Pessoalmente, o curso proporcionou-me o desenvolvimento social, pois conheci muita gente na sala e agora posso conversar com mais pessoas auxiliando em  minha desenvoltura. Agradeço a professora Valdirene pela oportunidade e faço um convite aos leitores para fazer o curso ou dar uma passada na aula e ver como funciona.” Renan Pinotti, estudante de arquitetura e urbanismo.

___________________________________________________________

“A iniciativa do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo de proporcionar aos alunos ouvintes a oportunidade de compreender o mundo dos surdos é louvável. Cada vez mais, a sociedade precisa de profissionais aptos a se comunicar em diferentes linguagens, entre elas, a LIBRAS. A experiência de ter participado da turma de LIBRAS foi maravilhosa, proporcionando uma qualificação que se tornará um diferencial no meu currículo profissional e na minha vida pessoal. Indico a todos..”Raron Moura, radialista.

___________________________________________________________

 

“Com o curso, pude ter conhecimento básico de comunicação com deficientes auditivos. As aulas foram maravilhosas e acho que surpreendeu a todos com  o resultado, pois chegamos ao nível de nos comunicarmos com surdos, claro que não com fluência, mas fornecendo o acesso a estes. Além disso, o curso possibilita o enriquecimento no curriculo, principalmente para aqueles que fazem comunicação, onde esse é mais um meio de exerce-lá.”  Murilo Martinelli, estudante de Rádio e TV

___________________________________________________________

“Eu começei o curso de libras meio por curiosidade, pois sempre quis entender como era essa fala com as mãos. Isso se aliou a intenção de poder entrar em contato direto com surdos, expandindo a minha possibilidade de comunicação na sociedade. E aconteceu, como quem já tem maior contato com  LIBRAS costuma dizer, você acaba entrando num mundo de aberturas e inclusão muito interessante e se entrega. Dá vontade de estudar mais, se aperfeiçoar e de conhecer surdos pra poder conversar e treinar…
Um dia eu estava em pé no metrô e tinhas duas senhoras conversando em LIBRAS sentadas ao meu lado. Uma desceu e eu me sentei no lugar dela e sem querer deixei meu tubo (faço arquitetura) cair na senhora que ficou sentada. Aí fiz o sinal de desculpas em LIBRAS…A senhora ficou me olhando e começou puxar assunto, dizendo o que ela estava indo fazer, de onde era, falei onde eu estava estudando LIBRAS, falamos do tempo tal…e foi legal pois eu consegui entender o contexto daquilo que ela estava tentando dizer, ela me entendeu e conseguimos conversar…

O curso de libras não é um daqueles que você termina e acabou. É uma porta inicial que dá liberdade pra uma sequência de aberturas em relação a comunicação e inclusão, e que traz benefícios não só para os alunos na vida profissional e pessoal, mas também para o sociedade em geral na conquista de maior igualdade de informações e oportunidades a todos.” Comentário de Karina Costa, estudante de arquitetura que propõe um curso de LIBRAS2- Nível Intermediário.”  Karina Costa, estudante de arquitetura e urbanismo que propõe um curso de LIBRAS2- Nível Intermediário

___________________________________________________________

“O curso de Libras foi muito importante durante este semestre e espero que continue a ter nos semestres seguintes, principalmente uma possivel continuidade do curso anterior.Hoje, pretendo dar continuidade ao que foi passado no curso, praticando sempre que for possivel.
Gostaria de agradecer por essa oportunidade e pela dedicação da professora Valdirene neste curso que não foi só uma alfabetização,auxiliou no desenvolvimento de cada um de nós aula a aula tornando possivel interpretar frases e musicas e conhecer materiais voltados para o publico surdo como algumas histórias e filmes e que  possibilitou conhecer alunos de outras graduações como Design, Arquitetura e Artes Visuais.” Sandra Kuroiwa Iguma, estudante do curso de Bacharelado em Artes Visuais.

___________________________________________________________

“Quando eu soube do curso de Libras fiquei muito animada e logo me inscrevi. Nas primeiras aulas parecia que nada daria certo, pois é uma língua que – como todas as outras – é novidade para quem está aprendendo. Com o passar do tempo percebi que estávamos nos comunicando muito bem e dava até para arriscar conversar com deficientes auditivos. A turma sempre foi muito empenhada mas é claro que o mérito maior é da professora Val que sempre ensinou com muita dedicação e amor pelo que faz. Espero que todos, assim como eu, tenham gostado de aprender um pouquinho de Libras e se interessem para aprender mais.” Marina Manduca – Estudante de Publicidade e Propaganda

___________________________________________________________

É um novo meio de comunicação crescendo. Aproveite que no próximo semestre tem mais! Não perca as inscrições!

Confira as fotos da turma:

Palmas….

e mais palmas do outro lado…

e ainda mais palmas!

Saudações a B.A!


  • Print
  • Twitter
  • email
  • Add to favorites
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks

Tags , ,

Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

12 comentários para “Curso de LIBRAS”

  1. JOAO PAULO disse:

    LEGAL
    ALGUÉM PODERIA ME INDICAR CURSOS ON LINE OU VIA DVD DE LIBRAS

    ABRAÇOS

    JOÃO PAULO
    EMAIL JP@CDLANDIA.NET

  2. Raron Moura disse:

    Adorei ver esta matéria no site. Espero que nos próximos semestres existam turmas de intermediário em LIBRAS. Saudades de todos que conheci durante estes seis meses de curso. Abraço a todos.

  3. Lillian Sant'Anna disse:

    Também achei o curso excelente! Espero poder continuar aprendendo mais.

  4. Elizeth Caldeira Drumond disse:

    Boa noite

    Bom, sou psicóloga, psicopedagoga e arteterapeuta , sou voluntária em igrejas e em instituições, hoje vejo e sinto uma enorme necessidade de estar fazendo este curso de libras , pois vejo que é de grande importancia para mim, para minha vida profissional e para o outro, o paciente que vem em busca de ajuda , alem de trazer seu sofrimento ainda acaba deparando com esta ausencia de comunicação que acaba trazendo outro sofrimento por isso gostaria
    de mais informações sobre o inicio da próxima turma ,e o valor financeiro do curso.
    Desde ja agradeço

  5. Michele Porfírio disse:

    Olá Elizeth, de fato o curso de LIBRAS é fundamental em todas as áreas de atuação.
    A próxima turma, provavelmente, se iniciará a partir de agosto, quando começa o segundo semestre letivo. Espero que forneçam novamente essa oportunidade maravilhosa de inclusão social. É preciso verificar se o curso será restrito para os alunos da Belas Artes ou aberto à comunidade.
    O último curso foi oferecido gratuitamente. Todas as informações de novas turmas e datas serão divulgadas após as férias. Confira aqui no Chocolate Digital e também no site da Belas Artes mais informações futuramente.

    Obrigada, espero que consiga fazer o curso. Procurarei mais informações para lhe passar por email.

  6. Rafael Luz disse:

    A imagem de abertura da matéria está exelente, mas as outras deveriam ter dimensões iguais.
    Parabéns

  7. Michele Porfírio disse:

    Obrigada…. Editei as imagens, agora elas tem larguras iguais….

  8. Michele Porfírio disse:

    Jõao Paulo, recomendo que entre em contato com a especialista desse assunto, a professora Valdirene.

  9. ketherry disse:

    tenho 12 anos, e adoro libras, nao tenho nenhuma deficiência, mas devemos respeitar quem tem.Parabéns a quem respeita .

  10. Cássio disse:

    Olá!
    Sou aluno da 3ª série do ensino médio, estou fazendo um trabalho sobre a LIBRAS, e estou gostando muito, embroa nunca tivesse me interessado antes.
    E o mais legal de tudo isso é que tenho uma colega (sem deficiêcia) que fala libras muito bem. Sei que não vou aprender muita coisa na net, mas pelo pouco que já vi estou encantado.
    Parabéns à todos que ensinam libras pois é uma linguagem muito interessante.

  11. Cássio disse:

    Olá novamente …
    Estou aqui para dizer que a LIBRAS é tão interessante que todos os meus colegas em sala de aula estão me pedindo para ensinar à eles, embora eu não saiba o suficiente eu ensino o pouco que sei, e está sendo legal pois quando não queremos conversar em voz alta, conversamos em libras, e com isso estamos praticando.

  12. .Eliana Aparecida disse:

    Gostaria muito do email da professora Valdirene porque tenho muito interesse em fazer o curso de libras.

Deixe um comentário

NEWSLETTER


CATEGORIAS



TAGS


belasartes.br/chocolatedigital - Todos os direitos reservados. Política de privacidade. | 2009-2014