Por Lydia Reis e Emanuelly Cardoso – 3º Semestre de Jornalismo
Na manhã de 23 de abril, durante a IV Jornada de Comunicação do Centro Universitário Belas Artes, Camila Fusco, Diretora de Relações Públicas e Comunicação da Movile, ministrou a palestra “Inovação e Influência: Os desafios da Comunicação Corporativa”, com mediação do professor Emerson Brito.
A jornalista contou sobre sua carreira, além de fazer uma análise sobre as mudanças ocorridas no campo da comunicação social desde o surgimento das redes sociais. Camila conta que o Orkut iniciou esse movimento crescente de imersão do público, já que a partir desse período ficou mais fácil para qualquer pessoa produzir e publicar conteúdo. Apresentado esse contexto, Camila levantou questionamentos sobre o papel do relações públicas e como o profissional se situa nesse cenário.
As grandes questões abordadas foram os desafios que os profissionais de RP encontram no dia-a-dia e que envolve desde gestão de crises a ideias de inovação para marcas e empresas, entre outras.
Para entender mais sobre o assunto, confira os 5 maiores mitos e desafios em Relações Públicas.
1 – Mito: Inovação = Tecnologia
Desafio: Propósito: “A marca precisa apresentar um propósito genuíno”
2 – Mito: RP é o fornecedor interno
Desafio: Termômetro: “RP é o termômetro da empresa, é responsável por gerir os assuntos internos e externos e analisar seus impactos”
3 – Mito: Principal Stakeholder do RP é a imprensa
Desafio: Ecossistema: “O principal stakeholder do RP é todo mundo”
4 – Mito: Grandes empresas inovam facilmente
Desafio: Cérebro Ambidextrous: “O constante desafio de se manter criativo”
5 – Mito: RP é de humanas e “medir” é de exatas
Desafio: Como medir impactos
“Como medir o impacto do RP na comunicação”