Alunos de Jornalismo da BA visitam a Folha de S.Paulo

Postado em

No dia 16 de maio, nós, alunos de Jornalismo do Centro Universitário Belas Artes, visitamos a Folha de São Paulo. Fomos recebidos muito bem pelo monitor Lucas, que  iniciou o tour apresentando uma linha do tempo das edições e as instalações antigas da gráfica. Guiou-nos acerca das editorias, onde tivemos a oportunidade de conversar com alguns repórteres.

A primeira repórter que encontramos foi a Carolina Linhares, que está na Folha desde 2013 e iniciou na editoria de Mundo antes de assumir a de Poder. Carolina contou sobre seus caminhos da faculdade a Folha, especialmente sobre estar atento aos processos seletivos das empresas e do papel fundamental do trainee, responsável por efetivá-la na folha depois de mais de um ano como estagiária. Durante a conversa, ela compartilhou algumas de suas histórias com a profissão e destacou a necessidade de estabelecer uma relação de confiança com a fonte. Ela destacou, também, a importância de um portfólio alinhado aos seus objetivos, aprofundando-os cada vez mais em busca do cargo desejado.

Outro repórter que conseguimos conversar foi Rogério Pagnan, autor do livro “O pior dos crimes” e jornalista da editoria de Cotidiano. O especialista em segurança pública reforça a fala de Carolina sobre as fontes ao exemplificar o crescimento de sua relação, desde o início de sua carreira, com diversos funcionários públicos, fundamental para boas coberturas. Outro ponto conversado foi a necessidade de ter diversos pontos de vista para a construção de um bom texto, a influência destes na opinião pública e as diferentes verdades que o jornalista se confronta ao longo de sua profissão – para tal, ele reforça a importância de ter um bom repertório e sempre ter um livro junto de si.

Seguindo para área de monitoramento de dados, conhecemos a Dani Braga, formada em Rádio e TV pela Belas Artes, que atualmente atua na manutenção da homepage da Folha. Seu trabalho consiste em organizar o site de acordo com as estatísticas de acesso, decidindo quais conteúdos permanecem e quais saem. Já no setor de design gráfico conversamos com duas diagramadoras a respeito da posição e tamanho das imagens veiculadas.

A última conversa foi com a jornalista Isabela Faria, responsável pela parte audiovisual do veículo. Ela produz conteúdos para TV Folha e podcasts. Muito solícita, contou sobre o processo de criação e apresentou seu material sobre a manifestação de 15 de maio em primeira mão.

Ao final da visita, fomos surpreendidos com um lanche para todos os visitantes a proposta de realizarmos uma atividade, a fim de treinar nosso olhar jornalístico escrevendo uma manchete e linha fina para uma imagem cedida pela Folha.

Em nome de todos os alunos do curso de Jornalismo, agradecemos a atenção da Folha de São Paulo conosco.

 Colaboração: Karina Giannini e Thaís Aidar, alunas de Jornalismo.

Confiram o registro desta visita técnica!

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios