ALUNOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS RECEBEM PROFISSIONAL DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR E A SÓCIA DA I2 PRODUÇÕES DE EVENTOS

Texto: aluna Renata Dardé

Na quinta-feira, dia 12 de setembro, os alunos do 5º semestre de Relações Públicas do Centro Universitário Belas Artes receberam  as profissionais Ana Paula Turco, do Grupo Pão de Açúcar, e Camila Iwazaki, sócia da I2Produções, para um bate papo sobre a produção de eventos no setor organizacional. A atividade ocorreu na disciplina Eventos, ministrada pela Profa. Solange Moura. 

Ana Paula Turco, do Grupo Pão de Açucar, apresentou a importância de eventos como ferramenta para a aproximação dos públicos da organização e ressaltou a necessidade de transformá-los, para além de meros consumidores, em defensores da marca. Por isso, os eventos devem ser bem pensados e criados com cautela para oferecer a experiência correta e não criar uma nova crise para a marca.

Um ponto importante abordado na discussão foi a necessidade de reafirmar o posicionamento da marca nos eventos, como demonstrado no exemplo do Pão de Açúcar. Uma marca que apoie a sustentabilidade não deve usar plásticos de uso único e afins. Dessa forma, os públicos se sentem inseridos na realidade da organização e realmente experimentam seu posicionamento e valores. 

Além disso, o profissional que trabalha no setor de eventos deve se atentar às oportunidades. Os eventos devem sempre se reverter em mídia para a marca e devem valer a pena de alguma forma, seja por meio de geração de fluxo ou promoção. 

Enquanto Ana Paula teve um enfoque mais técnico, Camila Iwazaki nos trouxe dicas importantes para a produção de um evento. O profissional desse setor deve sempre pesquisar para entender o perfil e identidade do cliente e sempre trazer aspectos inovadores para a produção, tentando sair do mesmo e criando novas experiências para seus públicos. Um exemplo trazido foi o evento da Spotify com o Botafogo, que trouxe o adjetivo “Glorioso” ao time. Isso se dá pelo passado do clube, que era o favorito de diversos artistas, como Vinicius de Moraes. Esse detalhe trouxe a história do clube à tona e veio por meio de muita pesquisa.

Outra dica importante é trabalhar em conjunto com o cliente em cima de um bom briefing. Um briefing ruim ou a separação de ambas as partes pode gerar um evento inconsistente com a ideia ou imagem do cliente e também destoar do objetivo principal.

Com uma ampla apresentação de cases, tanto Ana Paula quanto Camila trouxeram uma nova visão à turma do 5° semestre de RP sobre o universo de eventos e suas especificidades, além de ressaltarem a importância da ferramenta eventos no mundo da comunicação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest