Alunos de RP recebem profissional da PepsiCo formada pela BA

Postado em

No dia 3 de outubro de 2018, os alunos do 4° semestre de RP, na disciplina Comunicação, Poder e Cultura Organizacional, ministrada pela Profa. Solange Moura, tiveram uma palestra com a ex-aluna do curso de relações públicas, Ana Carolina Castanhe, formada em 2017 pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Ana Carolina, agora profissional de RP, contou um pouco sobre sua trajetória na PepsiCo. Ela começou na empresa como estagiária e trabalhou por um ano e meio. Logo que concluiu a faculdade foi contratada para atuar no departamento de Marketing.

Iniciou a palestra fazendo uma apresentação institucional da PepsiCo, discorrendo, primeiramente, sobre a empresa global que está presente em mais de 200 países e que tem como guia “Performance com Propósito”, opções de produtos mais sustentáveis e saudáveis, por meio da redução de açúcar, sódio e gorduras saturadas. A empresa tem como metas até 2025 impactar positivamente o consumo hídrico, reduzir a emissão de CO2 e os resíduos sólidos, além de focar os Direitos Humanos.

Na sequência, relatou sobre a PepsiCo Brasil e a cultura da organização, explicando que existe uma adaptação da cultura da empresa de acordo com o país onde está inserida. Ressaltou que algumas normas são seguidas de acordo com o direcionamento da matriz.

Na PepsiCo Brasil, a profissional de RP relatou que eles têm algumas diretrizes a seguir: busca por soluções (ir a campo/redes sociais para ouvir o consumidor); responsabilidade (tomar decisões pertinentes); colaboração e respeito (aceitar e respeitar o outro); orientação externa (olhares externos que ajudam a melhorar); foco e integridade (empresa curto prazista, foco do início ao fim).

No Brasil, a empresa segue os valores disseminados pela matriz que é ser uma das companhias mais éticas do mundo, com respeito à diversidade e foco em opções mais saudáveis e sustentáveis.

Para finalizar, Ana Carolina mostrou aos alunos como é realizada a comunicação interna na PepsiCo Brasil e quais são os principais meios de comunicação. A comunicação interna da empresa tem como objetivos alinhar, informar, celebrar e energizar.

Os principais veículos da comunicação interna são o PEP app, Perfil PepsiCo  e os perfis das marcas, aos quais todos os funcionários têm acesso. TV interna (comunicação Brasil ou do Estado em questão). Lançamentos são divulgados em todos os canais de comunicação: PEP em dia: uma newsletter mais dinâmica; MyPepsiCo: intranet; Pepwall: tela do desktop e Conta+, onde os gerentes das marcas contam mais sobre as marcas. Destacou que todos os veículos disseminam a cultura da organização com muita assertividade.

Ao final, deu a dica de que a PepsiCo está com o processo de seleção aberto para Jovens Talentos realizarem seus estágios e divulgou o link aos alunos do 4º semestre de Relações Públicas.

 

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Atualmente, estuda os temas arquetípicos da psicologia profunda para compreender as dimensões da imagem e do imaginário nos processos criativos.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios