Alunos do curso de Relações Públicas da Belas Artes visitam a Ketchum, uma das maiores agências de Relações Públicas do mundo

Postado em

Texto: aluna Hadassa Ferreira – Fotos: Profa. Solange Moura

No dia 10 de outubro de 2019, os alunos do 2º módulo de Relações Públicas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo foram convidados a visitar a Agência Ketchum, uma das maiores agências de RP do mundo, acompanhados pela professora Solange Moura. A Ketchum é uma empresa global de consultoria de comunicação que oferece diversos serviços de branding, marketing e comunicação corporativa. Possui pequenas agências que existem para atender as necessidades dos clientes, como a MMK, Interfuse e Little George. 

Foi fundada por George Ketchum em 1923 na cidade de Pittsburgh e em 1982  mudou-se para Nova York, onde até hoje está localizada a sua sede. A empresa está entre as 10 maiores agências de RP do Brasil e entre as 5 melhores do mundo. Seu escritório no Brasil é o terceiro maior da rede, ficando atrás apenas para o escritório de Londres e Nova York.

Por se tratar de uma empresa global sem fronteiras, os funcionários têm liberdade para buscar informações nos seus parceiros internacionais, tornando mais fácil a solução de alguma necessidade do cliente que possa surgir.

A visita iniciou com uma conversa entre a Diretora de Atendimento ou, como dizem atualmente no mercado, a Líder de Indústria Elaine Moreira, que contou um pouco da sua trajetória de vida e como foi parar em Relações Públicas, além de apresentar informações sobre a área de Influência que é nova no mercado. Após mostrar alguns cases de sucesso e vencedores de Cannes, deixou todos os alunos extremamente animados e assim abriu uma roda de conversa para que pudessem realizar perguntas.

Elaine pontuou juntamente com a professora a importância de ter metas em todos âmbitos da vida do profissional de relações-públicas para que ele se torne um profissional capaz de lidar com todas tormentas que possam aparecer no caminho.

Os alunos tiveram, também, uma conversa com Sandra Uehara, consultora de RH da Ketchum, que contou um pouco sobre a história da agência e mostrou como são divididas as funções dentro da empresa e suas agências internas, ressaltando a cultura de pertencimento que a Ketchum desenvolve com seus colaboradores. Por fim, foi realizado um tour pela agência, onde foi explicado o funcionamento de cada área e como se dá a divisão das agências e departamentos dentro do andar.

Todos os alunos saíram da visita com brilho nos olhos e cheios de vontade para explorar mais sobre essa linda profissão que irão fazer parte. Consideraram essencial a visita à Agência Ketchum, onde puderam receber todas as informações e assim ver, na prática, o que é realmente ser um profissional de relações-públicas.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios