Alunos do curso de Relações Públicas recebem o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Taboão da Serra

Texto da aluna: Manuela Miranda – Fotos: Profa. Solange Moura

Na quarta-feira ,16 de outubro de 2019, os alunos do 6º semestre do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo receberam, a convite da professora Solange Moura que ministra a disciplina Gestão da Comunicação e Governança Corporativa, o profissional de relações-públicas e Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Taboão da Serra, Wanderley Bressan.

Wanderley apresentou sua trajetória profissional, com ênfase em seu atual trabalho na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Taboão. Bressan mostrou aos alunos como, por meio dos quatro pilares da Governança Corporativa, conseguiu provocar grandes mudanças na cidade de Taboão. 

Transparência 

Um dos principais pilares implementados por Wanderley na Secretaria foi o da transparência. Bressan foi capaz de mostrar aos alunos que a honestidade deve ser uma constante ambição das empresas e que o diálogo com o público deve ser sempre uma via de mão dupla, além de claro, transparente e perene. Mesmo que as reações à notícia possam não ser boas em um primeiro momento, Wanderley mostrou à classe que a transparência é fundamental para construir uma relação sólida e duradoura com o público.

Logo que assumiu a Secretaria, Wanderley se deparou com um enorme desafio: conquistar a aceitação de um grupo de artistas locais. Apenas depois de muito ouvir o grupo, suas necessidades e anseios, Wanderley conseguiu estabelecer um diálogo transparente, que resultou em uma melhora significativa na relação entre o grupo e a Secretaria.  

Prestação de contas 

O segundo pilar é, sem sombra de dúvidas, um dos mais usados por Wanderley e sua equipe na Secretaria. É essencial que o público tenha conhecimento do que acontece dentro da organização e do porquê acontece. A prestação de contas é fundamental para que haja uma comunicação horizontal entre o público e a organização. Wanderley mostrou aos alunos quais os reais impactos da prestação de contas na imagem e na reputação da organização. Por meio da prestação de contas mensais para todos os grupos sociais de Taboão, a Secretaria da Cultura e Turismo de Taboão consegue manter uma relação cada vez mais saudável e próxima com os moradores da cidade.

Equidade e Responsabilidade Social 

Por fim, uma organização deve sempre tratar todos com equidade, além de se preocupar em promover e manter o bem-estar da sociedade ao redor dela e isso Bressan mostrou aos alunos saber fazer muito bem. Por meio de projetos que levam cultura tanto para os bairros mais nobres quanto para a periferia, Wanderley mostrou à sala como funcionam, na prática, os dois últimos pilares da governança corporativa.

Segundo os alunos presentes, a palestra foi enriquecedora e capaz de mostrar como o conteúdo teórico, visto em aula, pode ser – e é – constantemente aplicado em inúmeras situações práticas.

 

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