Alunos do Curso de Relações Públicas têm um encontro com Wanderley Bressan – Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Taboão da Serra

Postado em

Texto: Tiffany Airi – Edição: Profa. Solange Moura

No dia 29 de agosto, os alunos de RPM2 receberam em sala de aula, na disciplina Teoria das Relações Públicas, ministrada pela Profa. Solange Moura, o profissional de Relações Públicas e Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Taboão da Serra Wanderley Bressan para um bate-papo sobre sua trajetória profissional e o mercado de trabalho. 

O contato com profissionais da área enquanto se estuda é uma experiência extremamente enriquecedora durante a vida acadêmica. Tendo em vista tal importância, a professora Solange Moura criou um cenário de aproximação entre os alunos do curso de Relações Públicas, do Centro Universitário Belas Artes, e Wanderley Bressan, que é Graduado em Relações Públicas pela UNISA, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo e Pós-Graduado em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal de São Paulo. Desde maio de 2018 é Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, São Paulo.

Por meio de uma fala descontraída, Bressan iniciou o bate-papo, contando sua trajetória acadêmica, relatando como suas competências multidisciplinares tornaram-se uma vantagem no mercado de trabalho, ampliando suas fronteiras de atuação. O Secretário disse que o profissional de relações-públicas não limita sua atuação somente a empresas ou corporações. Ressaltou que o profissional possui habilidades únicas dentro da área de comunicação. Destacou algumas dessas habilidades específicas como: saber auscultar as pessoas, ser empático, saber conversar com todos os tipos de públicos e ser um agente de transformação, mudando a vida das pessoas.

Bressan mostrou aos alunos as várias possibilidades que o profissional de relações-públicas  tem no mercado de trabalho. Contou que trabalhou na Secretaria de Inclusão Social de Jovens Infratores, da Cidade de São Paulo, e como conseguia, utilizando as habilidades e técnicas de Relações Públicas, atuar junto à direção das escolas públicas para inserir esses jovens nessas escolas, sem preconceitos, com acolhimento e inclusão social.

Em situações de tensão ou com pautas delicadas, Bressan mostrou a relevância do papel do profissional de relações-públicas, bem como a importância de se ter ferramentas de comunicação adequadas e que permitam estabelecer uma conversação saudável. Este profissional deve saber auscultar o próximo e sensibilizar a quem se dirige a palavra. Assim, o palestrante cita Eugene Holman: “Relações Públicas são a humanização das relações no campo dos negócios, consistindo num esforço para compreender a consciência e a sensibilidade do homem, em busca do interesse e da compreensão do público para os problemas de um cidadão, de um grupo ou de uma empresa”.   

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo concluiu o encontro com os alunos relatando que após ter encarado e superado as adversidades da carreira e suas próprias inseguranças, tem certeza de que escolheu o curso certo, pois sente imenso prazer em trabalhar com a capacidade de um profissional de relações-públicas.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios