Criatividade em CANNES: Jurada Vania Ciorlia compartilha sua experiência com alunos de Comunicação da BA

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No dia 28 de agosto, Vania Ciorlia, vice-presidente executiva da Ketchum, Consultoria Multinacional de Comunicação, esteve no Centro Universitário Belas Artes para compartilhar com os alunos dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e TV sua experiência como jurada da categoria Relações Públicas no Festival de Cannes 2019. A iniciativa, do Criar+, foi encabeçada pela Profa. Jô Souza..

Dentre as 27 categorias que integram o Festival, os 55 cases premiados da categoria PR – Public Relations permitiram que se pudesse perceber uma recorrência com as temáticas do empoderamento feminino, da violência, do abuso infantil, da sustentabilidade (com foco na questão do plástico), saúde e diversidade.

Vania contou que foram 1844 inscrições. No primeiro corte, ficaram 500 cases. Na Big short list, permaneceram 350. Na short list oficial, 242 inscrições foram divulgadas, sendo que destas, apenas 55 foram premiadas (7 ouros, sendo 1 deles, o grand prix; 22 prata e 26 bronze).

Algo importante que foi salientado por ela foi a preocupação dos avaliadores com a capacidade dos cases de gerar mídia espontânea, envolvimento orgânico e, principalmente, resultados concretos. Um fato interessante foi Vania ter sido consultada diversas vezes para que os avaliadores conseguissem compreender contextos regionais que justificavam as propostas estratégicas criativas inscritas. O case ouro Perussian Prices e o bronze brasileiro Flower of Life são exemplos de como boas ideias, submetidas a premiações internacionais, podem vir a não serem devidamente compreendidas por tratarem de aspectos culturais muito localizados.

Dentre os cases apresentados e comentados por ela, estão:

OURO

  • Grand prix:: The Tampon book
  • The Big Mac 50th anniversary MacCoin
  • Second Chances for Organ Donars
  • Perussian Prices
  • Harmless Guns

PRATA

  • LolliLife (case Ketchum)
  • Internet´s residency exam
  • Hamberders (Burger King)
  • ThisAbles (Ikea)
  • #StopMithani
  • Hidden Flag
  • My Special Aflac Duck
  • Mums for Safety
  • Cover the Progr.
  • #Generation Lockdown
  • Bagelgate

BRONZE

  • The social Media sitter (Ibis)
  • #IloveMyBalls
  • Victoy Fridge
  • Refurbished Tweets

BRONZES BRASILEIROS

  • Flower of Life
  • Distracted Goalkeepers (Uber)

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Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

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