Evento: I Hackathon Unisys – Senai

Postado em

No dia 19 de fevereiro, à convite da Professora Solange Moura, na disciplina Eventos e Comunicação Corporativa, os alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes receberam, em sala de aula, Fernanda Dabori, Presidente da agência Advice Comunicação Corporativa, que iniciou a palestra contando um pouco sobre o que a levou a fundar a agência em 2007, focada em comunicação corporativa. Ela apresentou todos os clientes atendidos pela agência e um desses clientes é UNISYS, que está com eles desde 2015. Em 2008, a agência Advice ganhou o Prêmio Nacional de Relações Públicas (POP) pelo trabalho de reposicionamento estratégico para a Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH.

Os alunos também receberam Marcos Santos, Diretor de marketing da Unisys para a América Latina, que explicou sobre o que é a UNISYS, uma empresa que existe há 145 anos no mundo e está há 94 anos no Brasil, empresa que inventou as primeiras máquinas de escrever e também a primeira empresa que trouxe para o Brasil o computador comercial. Hoje em dia, a empresa está focada em segurança cibernética e oferta de soluções e serviços para transformação digital, como pode ser conferido em https://www.unisys.com.br/.

Case apresentado foi o Evento Hackathon

Fernanda Dabori explicou o evento Hackathon, que é uma maratona de programação e que foi realizado pela primeira vez no Brasil pela UNISYS em parceria com o Senai. O desenvolvimento do evento todo, desde a concepção da ideia até a execução, foi feito pela Agência Advice. Contou que o evento foi finalista no Troféu Jatobá de 2018, que é um  prêmio excelência e inovação em PR.  A ideia do evento foi desenhada em 6 meses antes de ser colocado em prática.

Esse tipo de evento existia só na Índia e nos Estados Unidos, depois de muita conversa com os países pioneiros nesse tipo de evento, seguindo o modelo da Índia, a UNISYS decidiu realizar o evento no Brasil. A Presidente da Advice, Fernanda, mostrou aos alunos como foram desenvolvidas todas as etapas para a realização do evento, explicando o passo-a-passo. Ressaltou a importância do planejamento e da planilha de custos para a viabilização do evento.

A UNISYS tinha estimativa de que o evento teria 15 times; ela teve 14 grupos, mais de 150 participantes e mais de 40 de matérias publicadas, mais de 50 posts publicados, mais de 30 universidades participantes, o que gerou mais clientes e parceiros interessados no evento. Marcos Santos contou que um professor do Instituto Mauá de Tecnologia inscreveu alguns de seus alunos, que formaram um dos times finalistas. Então, esse professor entrou em contato com a UNISYS e fecharam uma parceria e nesse ano de 2019, o II Hackathon será realizado no Instituto Mauá de Tecnologia e com temas variados.

Entenda o case Hackathon-Unisys/Senai:

DESAFIO: Posicionar a Unisys Posicionar a Unisys como uma empresa relevante no mercado de segurança cibernética e promover a inovação e fortalecer a marca da empresa.

ESTRATÉGIA: A Advice ajudou a empresa a construir o primeiro Hackathon-Unisys Senai, maratona de codificação/prototipagem/idealização de 12 horas focada em segurança da informação e no desenvolvimento de protótipos de aplicações de segurança digital. O evento foi promovido pela Unisys e o Senai, braço educacional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), maior associação de comércio industrial brasileira, que representa 130 mil empresas de uma ampla gama de setores e lidera o setor da indústria 4.0 no Brasil.

A Advice cuidou da estruturação do evento e de toda a divulgação do projeto, incluindo a divulgação em faculdades, projetos de branded content, redes sociais e imprensa.

RESULTADOS: O evento gerou excelentes resultados de mídia e interação nas redes proprietárias da Unisys. Ao todo tivemos 14 grupos selecionados e mais de 150 participantes no evento. A qualidade dos projetos apresentados foi excelente e o grupo ganhador foi convidado a apresentar seu protótipo de game durante o Congresso Nacional de Cyber Segurança da FIESP. O case ficou entre os finalistas e mais bem avaliados do Troféu Jatobá PR, uma das principais premiações da indústria de relações públicas no Brasil. 

Para saber mais, acesse: https://www.advicecc.com/.

Colaboração:  Marina Camargo (aluna do 7º sem. PP) e Profa. Solange Moura.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios