EVENTO MOSTRA1 – O AUDIOVISUAL NACIONAL E LGBTQI+ RESISTE!

Postado em


Texto: Carol Castelli – Fotos: Luiza Azevedo

Na última sexta-feira, 7 de junho, foi promovido o evento cultural MOSTRA1: Mostra de Curtas Metragens com a temática LGBTQI+.

O MOSTRA1 foi organizado por seis alunos do 5º semestre de Relações Públicas do Centro universitário Belas Artes de São Paulo: Bryan Ribeiro, Caique Vinicius, Luiza Beatriz Azevedo, Maria Carolina Castelli, Vitor Mazza e Wagner Souza, todos sob a orientação da professora e RP Solange Moura.

 

Em sua primeira edição, o MOSTRA1 aconteceu na Unidade 5 da Belas Artes, que apoiou e deu suporte para que acontecesse tudo conforme o planejamento.

A MOSTRA1 surgiu com os objetivos de dar visibilidade para o audiovisual nacional em si e, principalmente, trazer visibilidade, promover e ajudar profissionais da área LGBTQI+. Na época da sua idealização, a CASA1, instituição de apoio LGBTQI+, estava passando por um momento delicado financeiramente, correndo o risco de fechar as portas e acabar com o lindo projeto social que fazem com essas minorias. Pensando nisso, esses alunos, que em sua maioria são LGBTQI+, resolveram juntar forças e criar algo que trouxesse à tona a importância desses projetos e das instituições que apoiam, acolhem e incluem as pessoas LGBTQI+ de forma digna.

“Território de mim” 

Realizado por Aline Cortes, Camila Dourado, Daniela Moura, Elis Cordeiro, Lorena Oliveira, Raul Dias e Yggor Araújo, conta a história de um território de violência que é palco da busca por um espaço seguro. Nele, a população LGBTQIA+ reaprende o significado de família, amor e respeito, enquanto redescobrem-se e ressignificam-se as dores do passado, buscando o direito de viver plenamente com seus pares. Após a exibição do curta-metragem foi aberto um debate entre os realizadores e a plateia.

“INADEQUADX”

“Este projeto pretende investigar as diversidades existentes nesse universo e mostrar como essas diferenças podem coexistir, criando um espaço aberto para discussões. Entendemos esse universo como um movimento que vai além das questões de identidade de gênero e que se abre para discussões políticas urgentes. A partir das opiniões e dos pensamentos de Ginger Moon, Dom Valentim e Millianna Lovers buscaremos construir uma imagem desconstruída desse mundo, defendendo o conceito de corpos livres, capazes de performar no mundo como potências variantes e dinâmicas.”

Foi assim que a diretora do projeto, Maria Júlia Junqueira, descreveu o curta ÏNADEQUADXS”. No dia da mostra, estavam com ela Bruna Tieme Alves Kawaguchi (Ginger Moon), Iara de Valentim Dias (Don Valentim), Thiago de Oliveira Gonçalves (Milliana Lovers), atores e protagonistas de seu curta.

“Memórias”

Projeto de curta metragem realizado por Pedro Scalice e André Saboya, conta a história de um casal que não está mais junto; suas memórias vão sendo escritas em uma máquina de escrever, dando toda a climatização de retrospectiva que o curta quer passar para seus telespectadores.

O evento foi um sucesso e emocionou a todos que estiveram presentes. O amor transmitido do primeiro ao último curta, e por todos os integrantes dos elencos, foi sentido.

 

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios