Eventos na divulgação de marcas e produtos: o case Grupo Pão de Açúcar

Postado em

Texto: Profa. Solange Moura

No dia 19/03/2019, a convite da Professora Solange Moura, na disciplina Eventos e Comunicação Corporativa, os alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes receberam em sala de aula Ana Turco, Gerente de Marketing do Grupo Pão de Açúcar, que iniciou a palestra contando sobre sua trajetória profissional e discorreu um pouco sobre as principais ferramentas utilizadas na comunicação de marketing, como assessoria de imprensa, comunicação interna e publicidade, entre outras.

Ana ressaltou que “hoje em dia, além de fortalecer a marca é importante se relacionar com os públicos e torná-los defensores da marca”.

Falou sobre a dinâmica das marcas, do Grupo Pão de Açúcar e suas estratégias discursivas, destacando que evento é uma importante ferramenta no discurso das marcas. Ressaltou que essa ferramenta fortalece a imagem, foca no cliente, valoriza a marca e proporciona experiência. 

Ana explicou aos alunos que eventos geram experiência do target com a marca/produto, inserindo o consumidor na lógica do lazer/entretenimento.

Ela também mostrou como a ferramenta evento ajuda na construção da marca, dentro do contexto da Gastronomia – o crescimento do setor e a oportunidade de entrar em vários eventos gastronômicos; da Venda – incremento de receita através da venda de produtos de diversas categorias; e da Visibilidade na mídia – retorno de 60% do investimento no evento em mídia para uso da marca no período de um ano.

E a partir dessas explicações, Ana Turco começou a mostrar os vários tipos de eventos, tanto os que são patrocinados pelo Grupo Pão de Açúcar quanto os que o Grupo realiza, contando em detalhes como foi pensado, planejamento e executado cada evento.

Destacou o evento realizado pelo Pão de Açúcar há 25 anos, que é o “ Circuito de Corridas Pão de Açúcar/Nescau”.  Contou como eles precisam sempre inovar e ter muita criatividade para inserir novas atividades a cada ano nesse evento.

Terminou sua palestra agradecendo o convite da Profa. Solange Moura e aos alunos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda e se colocou à disposição dos alunos para perguntas.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios