Marketing, Verdade e Produção Audiovisual

Postado em

“O exemplo é a arma mais poderosa que a gente tem”,
afirma Gianna Toni, em palestra sobre Economia Criativa e Audiovisual,
referindo-se à verdade no marketing.

Nessa terça-feira, 24/10, ocorreu no Centro Universitário Belas Artes uma palestra sobre Economia Criativa e Audiovisual, atividade integrante da Semana de Comunicação e Mídias Sociais Digitais. Os palestrantes convidados foram Carlos Igareda, Gianna Toni e Leonardo Brant, que participam do laboratório de inovações Serotonina Lab., agência de marketing que busca divulgar marcas através da verdade. Acreditam que não são mais as marcas que definem quem nós somos e sim nós que definimos o que deve ser a marca.

Gianna é empreendedora, produtora e marqueteira, atualmente está trabalhando na Editora Abril. Ela iniciou a palestra com o assunto Marketing da verdade, mostrando como vivemos em um mundo capitalista e apontando que o problema não está no lucro ou no capitalismo, mas sim em usá-los de forma negativa ou sem propósito para a vida das pessoas. Ela explica que “o propósito, antes, era visto como um custo”. Atualmente, as empresas possuem muitos benefícios em ter propósito, como por exemplo fidelização e atenção do consumidor.

Leonardo é documentarista e pesquisador, fundador do movimento DocMakers e da Deusdará Filmes. O documentarista mostrou seu trabalho falando da DocMakers e do Projeto Branded Doc, apontando a relação entre marcas e documentários. Falou sobre o objetivo de promover o documentário como linguagem capaz de pautar e debater temas de grande relevância, como por exemplo o documentário “Comer o quê?”, feito para a Alelo, marca de cartões para empresas. O documentário busca fazer a divulgação da marca de forma inovadora e diferenciada, saindo da linha de marketing que estamos acostumados.

O pesquisador citou a frase: “Quando a vida é ficçã,o o teatro tem que ser verdade”, relacionando-a ao marketing. Após Leonardo e Ginna falarem, a palestra foi aberta para a manifestação e participação do auditório. Carlos Igareda, sócio-diretor da DocMakers, participou desse momento. Os palestrantes foram muito atenciosos e responderam com entusiasmo perguntas feitas por alunos e professores.

 

Colaboração: Mariana Mesquita (monitora Criar+)

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios