Omelete na IV Jornada de Comunicação: a força da cultura nerd

Postado em

Palestra com Natália Bridi e Patricia Gomes do Omelete debate a força da cultura nerd e as dificuldades do jornalismo de entretenimento

Por Bruna Celestino e Luccas Diaz – 3° semestre de Jornalismo

Ocorreu ontem de manhã (24), no segundo dia da IV Jornada de Comunicação do Centro Universitário Belas Artes, a palestra com a jornalista Natália Bridi e a social media Patricia Gomes, integrantes da equipe do site Omelete. Considerado o maior site de cultura pop do Brasil, o assunto pautado debateu como o amor de fã para fã possibilitou o crescimento, tanto da marca que possuem hoje quanto dos fundadores e colaboradores do site. Com a popularidade da cultura nerd, a equipe se compromete em engajar seu público a partir de vínculos fieis, procurando sempre compartilhar esse amor em comum pela cultura pop.

Com a sala lotada e gente na fila querendo entrar, a palestra com as apresentadoras rendeu e passou por diversos tópicos a cerca das dificuldades do jornalismo de entretenimento. “Ser nerd não era legal” afirma Natália, que atualmente é editora chefe da redação do portal. A jornalista conta que quando o site deu seus primeiros passos, lá em 2000, o tema ainda não era visto como é hoje e havia um certo preconceito, “demoraram para entender que também trabalhamos com produtos. Assim como o jornalismo de moda, de beleza”.

Patricia afirma que não há nada de glamuroso como pensam, “é suor, é acordar às 4h da manhã e ir às 9h para o cinema assistir Vingadores”. Por mais que haja uma certa visão do público que trabalhar com isso é só diversão, há uma enorme preparação por trás para trazer conteúdos exclusivos e em primeira mão, assim como em qualquer outra redação jornalística. “Ninguém na equipe consegue mais assistir um filme ou uma série sem ficar pensando em matérias que poderiam render”, brinca a social media.
Além de contar um pouco do dia a dia da redação, as duas trouxeram um pouco da energia do planejamento dos eventos que envolvem a marca, como recentemente a cobertura da estreia mundial em Los Angeles de Vingadores: Ultimato e as visitas ao set de filmagens de Game Of Thrones. “Nunca houve tanto espaço para a cultura pop e nerd. O Brasil se tornou um dos queridinhos dos grandes estúdios quando se trata de público e retorno”, comentam as apresentadoras.

Essa força estrondosa pode ser traduzida pelo fenômeno que se tornou a CCXP, criada e organizada pela equipe do Omelete. Com o intuito de trazer para terras nacionais a experiência das grandes Comic Cons americanas, a primeira edição de 2014 superou todas as expetativas e alcançou números astronômicos. “Ninguém esparava por isso”, conta Patrícia. Hoje a CCXP é exemplo no meio e será exportada ainda este ano para a Alemanhã, com a CCXP Cologne.

No encerramento, as duas partilharam algumas dicas de como entrar nesse mercado. As apresentadoras ressaltaram que, sobretudo, não se deve ter medo de arriscar e sempre possuir um objetivo. Criar uma presença online e procurar ao máximo estar ativo no meio é essencial. A palestra encerrou com uma rápida sessão de perguntas e, claro, uma leve tietagem dos fãs que acompanham o trabalho das duas no site.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios