Palestra: Como integrar a comunicação no ambiente internacional?

Postado em

No dia 19 de fevereiro, os alunos do 5º semestre de Publicidade e Propaganda noturno do Centro Universitário Belas Artes receberam, na disciplina Comunicação Integrada, ministrada pela Profa. Solange Moura, os palestrantes Ana Sartori, coordenadora de atendimento da agência Advice Comunicação Corporativa e André DeGasperi, Gerente Sênior de Comunicação externa da Unisys para a América Latina. Ao longo da palestra “Desafios da comunicação no ambiente internacional”,  Ana Sartori mostrou aos alunos, na prática, como a agência planeja, integra e administra toda a comunicação na América Latina, da empresa-cliente Unisys .

A profissional da agência Advice relatou como toda a comunicação, da Unisys, é realizada em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês, englobando os segmentos de negócios da empresa e que tem presença regional no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Porto Rico, Costa Rica e Uruguai. Ana Sartori deixou claro aos alunos como o envolvimento do profissional de comunicação com a cultura do país é de extrema importância e que é necessário não só falar o idioma, mas compreender a língua. Explicou a importância da transmissão da mensagem correta para públicos diferentes e que o maior desafio da Agência Advice e do cliente Unisys é sobre como contar a mesma história para vários países da América Latina.

André DeGasperi contou um pouco o histórico da empresa, mostrou aos alunos como é a estrutura de comunicação global e como é a estrutura da comunicação regional. Contou que a agência Advice coordena o trabalho de três agências de comunicação, sendo uma no México, uma na Colômbia e outra que abarca Argentina e Chile. E que o desafio da agência Advice juntamente com ele, André, foi elaborar estratégias para tornar a marca Unisys conhecida na maioria dos países, garantir que a mensagem de “segurança da informação” chegue aos públicos de interesse da empresa e garantir a uniformidade da comunicação, entre outras.

Ana Sartori, por sua vez, mostrou aos alunos como a agência Advice elaborou as estratégias de comunicação integrada para atender os objetivos do cliente, para uniformizar a comunicação da Unisys na América Latina, integrar as agências de comunicação na região, garantir o cumprimento de prazos e metas, aprimorar a qualidade das entregas e resultados como o objetivo de fortalecer a imagem e a reputação da Unisys na América Latina.

E concluindo, a profissional da agência Advice, Ana Sartori, mostrou todos os processos comunicacionais, como os desenvolveu, como conseguiram integrar toda a comunicação e uniformizá-la de acordo com os públicos de interesse de cada país latinoamericano.

Colaboração: Jefferson Sousa (aluno do 5º PP) e Profa. Solange Moura

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios