Portfólio: O que é? – PP Belas Artes

Postado em

Colaboração: Luiza Ramos Franciscato

Muitas pessoas não sabem e ainda se perguntam: O que é um portfólio?

Bem, o portfólio ou ‘’dossiê’’ nada mais é que uma coleção de trabalhos já realizados, seja na vida escolar, acadêmica ou profissional. É sempre muito bom que o profissional tenha um portfólio bem amplo para demonstrar sua capacidade na área, além de mostrar o seu currículo, agregando valor para o indivíduo.

Aqui vão algumas dicas para você construir um portfólio perfeito:

Dica 1: Saiba diferenciar currículo de portifólio. Um currículo bem feito é essencial, mas se você constroi um bom portifólio, cria uma vantagem competitiva que faz diferença na hora de conseguir um trabalho.

Dica 2: Escolha se ele será físico ou digital, use papel formato A3 ou A4, e sempre ande com uma cópia impressa, caso digital PDF. Mas se você quer mesmo se destacar, vá para o online e crie seu próprio website (principais plataformas: Behance, DevianArt, WordPress, Cargo).

Dica 3: Para criar seu portfólio acadêmico, siga essas pequenas instruçōes:

-       arquive tudo o que foi trabalhado (textos de aulas, trabalhos, apostilas, pesquisas e exercícios), desde notas a comentários bons.
-       Deve ter rápido a sua história acadêmica, adicionando seus títulos educacionais e cursos de longa e curta duração.
-       Faça a estrutura como se fosse um trabalho de faculdade (terá capa, folha de rosto, sumário, consideraçōes iniciais, desenvolvimento, consideraçōes finais e anexos).
-       Mostre ser organizado.

Dica 4: Precisa estar bem claro, em imagens de boa qualidade e texto de apoio de fácil compreesão.

Dica 5: Primeiro: defina seu objetivo, um profissional bem requisitado tem metas e objetivos a serem alcançados e isso conta muito.

Essas foram as principais dicas para ter seu porffólio perfeito! Use sempre a criatividade que ela chama atenção!

Referência: https://neilpatel.com/br/blog/o-que-e-portfolio/

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios