Práticas Criativas: produto real x imagem de marca – PP Belas Artes

Postado em


A disciplina Práticas Criativas em Publicidade e Propaganda tem a deliciosa missão de desenvolver o potencial criativo dos alunos para que possam resolver problemas e dilemas da comunicação mercadológica da maneira mais assertiva e original possível.

Isso, porém, requer que preconceitos, padrões mentais e pressupostos sejam, na medida do possível, derrubados.

Com esse objetivo, a professora Cíntia Dal Bello propôs um exercício para que os alunos do 1º semestre de Publicidade e Propaganda experimentassem o quanto seus padrões (e certezas) de consumo são ditados pelas imagens de marca que estão em circulação. Organizados em grupos, os alunos realizaram testes cegos em diferentes categorias (iogurtes, achocolatados, chás, sucos, snacks, chocolates e bolachas), com a presença de pelo menos três marcas. A ideia era que os alunos tentassem descobrir que produto correspondia a sua marca preferida tendo como referência apenas o sabor, a informação olfativa e aspecto visual do produto (como consistência e cor).

Retirados a marca, o rótulo e a embalagem… Quando sobra apenas o produto ali, tal qual ele realmente é… O resultado é comumente surpreendente!

Ao término, os alunos puderam falar sobre suas impressões, tanto como avaliadores responsáveis pela condução do teste empreendido pelo seu grupo quanto como participantes nos testes dos demais.

—- Atividade realizada em 09/05/2018.

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios