Receptivo em novos moldes surpreende na IV Jornada da Comunicação

Postado em

Por Renata Vieira Dardé

Nos dias 23 a 25 de abril de 2019, ocorreu a IV Jornada da Comunicação, evento com enfoque em palestras e oficinas voltadas aos cursos da área, organizada pela Liga dos Publicitários com apoio do Criar+, ambas as entidades populadas principalmente por alunos. Após três edições, esta pode ser considerada a maior Jornada feita no Centro Universitário Belas Artes até então, com programação contendo grandes profissionais de mercado e empresas de grande porte, como a Embraer, a Tickets for Fun, Poppin e Omelete. As experiências pregressas deram massa crítica para que o evento crescesse e fosse reformulado para facilitar e melhorar a experiência dos alunos e palestrantes.

Dentre tantos desafios em organizar este evento em novos moldes, os alunos dividiram-se em áreas como Infraestrutura e Logística, Comunicação e Cobertura, Curadoria e Parcerias. Além do trabalho oferecido por cada uma das áreas, os alunos do curso de Relações Públicas também tiveram a oportunidade de participar do receptivo, tanto de alunos quanto de palestrantes, com a mentoria da professora Solange Moura.

Os desafios dados à equipe de alunos são condizentes com o dia a dia de um profissional da área de RP, e fizeram com que pudessem viver na pele a rotina, mesmo que por apenas três dias, de quem já trabalha na área. Enquanto os alunos focados em receptivo de palestrantes receberam os convidados na portaria, abordando-os da forma correta, encaminhando-os aos locais pré-definidos das palestras e fazendo uma recepção adequada, os responsáveis pela recepção de alunos lidaram com o público, verificaram os QR Codes de inscrição e apoiaram os palestrantes nas demais necessidades.

A presença de imprevistos também foi desafiadora para os alunos, que precisaram lidar com problemas de lotação das atividades, atrasos de palestrantes, alteração de salas, entre outros ajustes que ocorreram durante a Jornada.

“Foi uma experiência interessante.” Disse o aluno José Paulo Teixeira, do 4° semestre de Relações Públicas. “Aprendi bastante nessa semana, principalmente que devemos estar sempre atentos e preparados para lidar com os imprevistos, mesmo que para isso tenhamos que improvisar para fazer um evento legal”.

Mesmo com diversos desafios, a recepção foi elogiada, tanto por palestrantes quanto por alunos participantes do evento, e a nova organização também mereceu elogios, com o uso da tecnologia e a divisão diferenciada de tarefas sendo melhorias na qualidade do evento.

O engajamento dos alunos em tal evento mostrou-se imensamente importante, não apenas na experiência dos convidados e do público, mas também em sua formação, colocando em prática suas habilidades e conhecimentos como Relações Públicas em uma experiência única.

A equipe foi composta, para o receptivo no período da manhã, pelos alunos do 3º e 4º semestre de RP:

Barbara Maciel
Beatriz Wanderley Azevedo
Bruna Carvalho
Bruna Vulcano Cangueiro
Carla Feitosa Ferrari
Cesar Freitas Pinheiro.
Elena Tavolieri Carrara
Gabriel dos Santos Tin
Gabriela Januario Pietro Bom
Giulia Cascales Borelli
Ismael dos Santos Anazario
José Paulo Teixeira Júnior
Larissa Hipólito de Oliveira
Laura de Oliveira Cruz
Leticia Christina Monteiro Ferro
Luana Siegl Gaudencio Silva
Lucas Ribeiro
Mariane Rodrigues Pagano
Paula Maia Fernandes
Renata Vieira Dardé
Rubia Campos Silva de Souza
Victoria Lima
Victoria Pedroso da Silva
Virgyniah  Colombo Araujo de Oliveira
Vitória Baleiro Fernandes Santos
Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Atualmente, estuda os temas arquetípicos da psicologia profunda para compreender as dimensões da imagem e do imaginário nos processos criativos.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios