VIII Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado

Postado em

Em 2 de outubro de 2019, o Centro Universitário Belas Artes sediou a VIII Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado, o Ecom, com o tema “Arte, Design e Experiências”.

Durante a abertura do evento, presidida pela Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto, Superintendente Acadêmica da Belas Artes, e pelo Prof. Dr. Daniel Galindo, coordenador do Ecom, os dilemas evocados pelo tema compareceram. O que é “mercado”, como podemos ou devemos pensar “mercado”? Mercado são pessoas, processos de troca, troca de objetos, valores e símbolos que produzem sentido existencial, identidade, narrativas subjetivas e experiências.Comunicação, arte, design, linguagens e tecnologias perpassam esses processos, são convocados à produção; tensionam, inspiram, inovam.  

Na sequência, a Profa. Dra. Ana Claudia Oliveira (PUC-SP) trouxe profunda reflexão sobre “a cidade como sujeito que nos faz ser e que desempenha em papel nos percursos narrativos de seus habitantes”, cidade que é locus dos processos mercadológicos, dos embates e trocas políticos, palco e tela de visualidades integradas e marginalizadas, espacialidade em que as múltiplas visões e narrativas disputam o direito por existir em meio aos slogans heterogêneos. Há que se perceber que o papel dos profissionais ligados à Comunicação e o Mercado parte do outro, deve ser para o outro. “Somos criadores de experiências, mas essas experiências devem refletir a vida cotidiana que faz sentido”.

O Prof. Dr. Wilton  Garcia (Fatec/UNISO) trouxe a importância dos estudos culturais e das tecnologias emergentes para melhor compreensão das dinâmicas contemporâneas, lembrando que o desenvolvimento de produtos e imagens deve partir de procedimentos investigativos que propiciem profundo conhecimento do mercado e seus públicos. Como pensar atualização ou inovação em meio à efemeridade contemporânea? E, recortando a contemporaneidade para o mercado-mídia, como destacar estratégias discursivas que privilegiem a diversidade? Aliás, o que é, para cada um de nós, diversidade? Cabe aqui o conceito de nicho de mercado? Sua exposição trouxe o case Carrefour Express da Av. Augusta e a temática LGBTTQIA+: “Todxs merecem respeito”.

Por fim, a Profa. Dra. Suely Garcia (BA) fez uma inspirada exposição sobre design como mediação, cultura material criada como extensão do corpo, como elemento ímpar de identificação, localização desse corpo, salientando experiências do corpo como visualidade e sua imersão nas espacialidades. Também apresentou a importância de se considerar memória, corpo, narrativas, identidades e subjetividades na produção de espaços cenográficos, figurino, design de produto e interiores, moda e biodesign.

No período vespertino, foram realizados cinco Grupos de Trabalho (GTs), a saber: 

  • GT1 – Comunicação e Consumo (Profª. Dra. Selma Felerico – ECOM/USJ).
  • GT2 – Comunicação de mercado e redes sociais online (Prof. Dr. Alexandre Marquesi – ECOM/ESPM).
  • GT3 – Mídia e inovações (Profa. Dra. Lívia Silva de Souza – BA).
  • GT 4 –  Comunicação e mercado, arte, design e experiências (Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias / Profa. Dra. Débora Gigli – BA).
  • GT5 – Iniciação científica (Profa. Dra. Vânia Braz Oliveira – ECOM/UNIVAP).

À noite, ministraram conferências a Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelotto, Superintendente Acadêmica da Belas Artes; o Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e Licenciatura em Artes da Belas Artes e Editor da Revista Arte 21 e Revista Belas Artes; Adriano Brainer, consultor de marketing e comunicação digital e professor na pós graduação do Centro Universitário Belas Artes; Prof. Dr. coordenador do curso de Pós-Graduação em Arte e Mercado e do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Professor Titular da graduação e pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado.

O evento teve o apoio do Criar+ na produção do material de divulgação, sob orientação da Profa. Cíntia Dal Bello, e o receptivo foi organizado pela Profa. Ms. Solange Moura.

Equipe de Criação: Julia Solé, Fernanda Rackel e Matheus Carvalho. 

Equipe de Recepção: Letícia Christina Monteiro Ferro, Bruna de Carvalho Pereira, Bárbara Maciel Nosberto, Virgyniah Colombo Araújo de Oliveira, Carla Feitosa Ferrari, Luísa Garcia Figueiredo de Oliveira, Gabriel dos Santos Tim, Cesar Freitas Pinheiro, Victoria Pedroso da Silva, Bruna Vulcano Cangueiro, José Paulo Teixeira Junior, Luana Siegl Gaudêncio Silva. 

Diego Bastos foi o Mestre de Cerimônias. 

Coordenação do evento: Prof. Dr. Daniel Galindo (Ecom), Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias (BA) e Jo Souza (BA).

___________

A seguir, saiba mais sobre os conferencistas e veja na sequência a galeria de fotos do evento.

Professora Doutora Josiane Maria de Freitas Tonelotto: possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1982), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atuou como Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi até março de 2015. Tem experiência como pesquisadora, tendo sido pesquisadora PQ/CNPq e tido projetos financiados pela FAPESP. Sua área de pesquisa é Psicologia Cognitiva com foco nos seguintes temas: atenção, avaliação, desempenho escolar, avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica. Atuou como reitora do EAD Laureate Brasil, de abril de 2015 a agosto de 2018.Atualmente é Superintendente Acadêmica do Centro Universitário Belas Artes.

Professor Doutor Professor Doutor Daniel Galindo: doutor em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo e pesquisa Pós-doutoral pela faculdade de Comunicação e Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid, fez curso de extensão em Fundamentos e Orientações de Pensamento Sustentável Contemporâneo pela Université Rene descartes (Sorbonne).Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua em pós graduação e cursos in company. Lider do Ecom –Estudos de comunicação e Mercado.

Professora Doutora Ana Claudia Oliveira que é Professora titular da PUC/SP: FAFICLA/Departamento de Português. Dirige pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica Discursiva, abordando textos das mídias e das artes. É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994, editando a publicação anual do Caderno de Textos (dezenove números) e a coleção Documentos de estudo (sete números). Dirige grupos de pesquisa : Corpo, moda, comunicação no Colóquio Nacional de Moda e Semiótica da Comunicação na SOCICOM – Federação das Associações de Pesquisa da Área da Comunicação.

Professor Doutor Wilton Garcia. Artista visual: possui graduação (1992) em Letras pela PUC/SP; Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Comunicação pela ECA/USP; e Pós-Doutorado (2006) em Multimeios pelo IA/UNICAMP. Atualmente, é professor da FATEC-Itaquá/SP e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UNISO, na Linha de Pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais. Líder do Grupo de Pesquisa Mídias Contemporâneas [MIDCON_]. Como pesquisador, trabalha com fotografia, internet, instalação de arte, performance e vídeo, com experiência sobre estudos contemporâneos.

Professora Doutora Sueli Garcia: graduada em Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986), Mestra em Comunicação pela UNIP (2002) e doutora pelo programa Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie-SP (2014). Atualmente é docente do Belas Artes-SP, nos cursos de Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda e Design de Produto nas disciplinas – Projeto de Design – Biomimetismo – Engenharia e tecnologia dos materiais para Produto, História da Moda. É conteudista do EAD de História do Design da Belas Artes. Profissionalmente trabalhou em empresas de Visual Merchandising, têxteis, interiores e produto. É coordenadora da Pós-Graduação em Design de Interiores da Belas Artes. É Vice-presidente do Acadêmico da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

Professor Doutor José Ronaldo Alonso Mathias, que possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG). Foi Coordenador da Iniciação Científica entre 2009 a 2015 e Coordenador da Extensão Universitária entre os anos de 2009 a 2011 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pesquisador Colaborador e Professor da Universidade de São Paulo FFLCH-USP. Professor da Graduação Antropologia, Direitos Humanos e História da Arte. Coordenador da Pós em História da Arte, Arte Educação e Comunicação e Retórica. Autor do livro Antropologia e Arte (2014), Editora Claridade, e Antropologia Visual (2016), Editora Nova Alexandria. É Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e Licenciatura em Artes. Editor da Revista Arte 21 e Revista Belas Artes.

Adriano Brainer: Consultor de marketing/comunicação digital, professor na pós graduação do Centro Universitário Belas Artes, Anhembi Morumbi e na FMU, é pós graduado pela ESPM (Master em Comunicação) e pelo Centro Universitário de Belas Artes (Design Digital e Novas Mídias). Com mais de 16 anos de experiência em marketing e comunicação, atuou por 14 anos no Grupo Pão de Açúcar, 4 anos em e-commerce, na B2w Digital, além de liderar times como gerente de mkt e performance em uma empresa especializada em SVa`s (Serviços de Valor Agregado) junto às grandes empresas de telefonia. Atualmente atende pequenas empresas por meio de consultoria, planejando e criando alternativas em comunicação e estratégias em marketing e PR digital. 

Professor Doutor Roberto Bertani: Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade Armando Álvares Penteado, Especialista em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Diretor Geral na empresa Gabinete de Cultura – RBV3B Comunicação e Eventos Ltda. Foi Diretor Executivo do Instituto de Cultura Contemporânea, Superintendente Geral e Curador Artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky, Diretor Executivo do Instituto de Arte Contemporânea, e Diretor Executivo da Fundação Estudar. É o Coordenador do curso de Pós-Graduação em Arte e Mercado, e do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Professor Titular da graduação e pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado. 

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Atualmente, estuda os temas arquetípicos da psicologia profunda para compreender as dimensões da imagem e do imaginário nos processos criativos.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios