Relações Internacionais x Comércio Exterior

Apesar de semelhantes, Relações Internacionais e Comércio Exterior diferem bastante. A primeira carreira fundamenta-se em três áreas: política, economia e direito. A segunda está mais próxima do curso de Administração de Empresas e estuda mais matemática financeira, economia, contabilidade e estatística.

O profissional do Comércio Exterior trabalha com importação e exportação de produtos. Nessa área, existem cursos na modalidade tecnológica (chamados de Gestão em Comércio Exterior) e na modalidade bacharelado. Já o bacharel em Relações Internacionais se ocupa em conduzir as relações entre entidades e governos nas esferas política, econômica e cultural.

O profissional de Relações Internacionais é responsável por conduzir as relações entre povos, nações e empresas. Sua função é promover o entendimento para facilitar acordos de diversas áreas, como a política, a militar, a econômica e a cultural. Já o profissional com formação em Comércio Exterior se ocupa do intercâmbio de um país com as demais nações, tratando principalmente das relações de compra e venda com empresas de outras nações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest