Ex África em cartaz até 16 de julho no CCBB

Colaboração: Elisa Mendonça (1º semestre PP)

Entrou em cartaz em 28 de abril a maior exposição de arte contemporânea africana realizada no país, com mais de 80 obras expostas: “Ex-África” está em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até o dia 16 de julho.

São produções de 18 jovens artistas, vindos de 8 países africanos e também dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula. As esculturas, fotografias, instalações, pinturas e vídeos traçam um panorama da África de ontem e de hoje, por meio de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.

As obras são de nomes de destaque na arte africana que fizeram artes capazes de revelar a história e ao mesmo tempo o novo momento pelo qual a África está passando. Momento de reconstrução após séculos de mazelas causadas por outros países a partir do tráfico de pessoas e da colonização exploratória. Ex Africa leva as cores e a cultura deste continente tão rico e diversificado para além de suas fronteiras.

O destaque da mostra fica nas mãos do artista ganês Ibrahin Mahama, criador de um imenso cubo com mais de 2 mil caixotes de madeira, onde estão fixados objetos cotidianos como bonecas, jornais e sapatos.

É possível visitar a mostra de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h no Centro Cultural Banco do Brasil SP. A entrada é gratuita, mediante a retirada de senha a partir de uma hora antes do início, também possui a opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e em culturalbancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest