Exposição – A Luta Yanomami, por Claudia Andujar

Postado em

Inaugurada em 15 de dezembro de 2018, a exposição de Claudia Andujar está fazendo muito sucesso. A instalação encontra-se no IMS Paulista (Instituto Moreira Sales), na Avenida Paulista, 2424. A mostra, dedicada aos Índios Yanomami, indígenas naturais da Amazônia ameaçados de extinção, conta com aproximadamente 300 imagens, além de livros e documentos. A entrada é gratuita e estará em cartaz até o dia 7 de abril de 2019. 

Seminários, conversas e visitas que auxiliam no entendimento das obras e principalmente na familiarização da trajetória da tribo Yanomami em busca da sua sobrevivência compõem a programação. O acervo é bem completo e rico em detalhes. O trabalho da artista Claudia Andujar registra o que foi e ainda é feito com as tribos indígenas, uma forma de gerar conscientização e protesto. Fotógrafa e ativista suíça, naturalizada brasileira, Claudia Andujar efetuou seu primeiro contato com o povo Yanomami em 1958, durante uma visita à ilha do Bananal, terra dos Karajá.  Em 1970, passou a dedicar-se à proteção dos índios Yanomami.

A exposição é belíssima e vale a pena a visita. Para alunos de Comunicação Social, a exposição tem muito a acrescentar, além das técnicas fotográficas da artista que podem ser admiradas, é possível apreciar o registro tocante da história e da cultura de um povo. 

O horário de funcionamento do Instituto é:
terça a domingo e feriados das 10 h às 20 h;
quintas (exceto feriados), das 10 h às 22 h.

Colaboração: Julia Solé ( 3º semestre PP, monitoria Criar +) 

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Atualmente, estuda os temas arquetípicos da psicologia profunda para compreender as dimensões da imagem e do imaginário nos processos criativos.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios