Pexels e a nova era de compartilhamento de imagens

Postado em

Achar imagens pela internet nunca foi problema desde a criação de diversos bancos de imagens e buscadores como o Google Imagens. No entanto, por mais que essas ferramentas sejam de fácil acesso e manipulação, os usuários lidam diariamente com algumas limitações. Muitos bancos de imagens cobram mensalidades para uso e livre acesso de seus acervos; há também sites que cobram por foto; já os buscadores como o Google, apesar de oferecerem um serviço gratuito, lidam com problemas de resolução (muitas imagens apresentam resolução baixa o que pode afetar o uso da imagem em trabalhos e apresentações, por exemplo) e também autoria (entre as imagens indexadas estão aquelas que têm seus direitos autorais reservados). Pensando nisso, o site Pexels inova em seu segmento de diversas formas, com uma plataforma totalmente grátis e imagens com alta resolução, promete ser a nova tendência do mundo digital.

Criado em 2014 por Bruno Joshep e Daniel Frese, Pexels disponibiliza fotos, videos e referências licenciadas gratuitamente. Todas as fotos são indexadas por tags, disponíveis pelo mecanismo de busca nas páginas de descobertas do site. Além disso, o usuário pode também postar suas próprias fotos e videos. Todas as imagens adicionadas ao banco de dados são imagens grátis da comunidade de fotógrafos que contribuem para o Pexels e de fontes como o Pixabay, Gratisography e Little Visuals, entre outros.

A importância do Pexels vai além de ser um site de compartilhamento de imagens, com uma formatação de perfil do usuário que lembra um fotoblog (como o Instagram). Assim, ele abriu espaço para fotógrafos alcançarem uma grande audiência e difundirem seus trabalhos.

A criatividade e interação entre usuários estão cada vez mais presentes no meio digital. Nesse sentido, o Pexels representa uma nova forma de compartilhamento de imagens de alta resolução, interação social e possibilidade de exposição de trabalhos audiovisuais para marcas de grande prestígio como  Forbes, Buzzfeed e Facebook .

Confira essa plataforma incrível e deixe sua imaginação comandar:  https://www.pexels.com/pt-br/

 

Colaboração: Lydia Reis (3º semestre JO).

Cintia Dal Bello

Cintia Dal Bello

Cíntia Dal Bello é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especializações em Marketing e Comunicação (pela Cásper Líbero) e Cultura e Meios de Comunicação (pela PUC-SP). Como publicitária, acumula experiências em criação publicitária, planejamento de comunicação e marketing escolar. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade, identidade, tele-existência e imaginário tecnológico. Libriana, mãe de três filhos, amante da música, das artes e da vida.

No Comments

Deixe seu comentário...

* campos obrigatórios