Jornalismo




O cenário da comunicação está em constante evolução. São novas mídias (Blogs, Portais, Redes Sociais), novas maneiras de criar conteúdo e novas plataformas que surgem sempre com um objetivo em comum: manter uma conexão cada vez mais próxima com um público que muda o seu comportamento no mesmo ritmo em que as novidades no mercado aparecem.

O curso de Jornalismo da Belas Artes tem a ênfase em convergência de mídias, cultura e entretenimento justamente para formar profissionais que estejam completamente capacitados a entender quais são os desejos dessa sociedade contemporânea. Como entretê-la? Como prestar-lhe informações corretas? Como trabalhar de maneira eficiente a relação entre emissor e receptor dentro de um contexto o qual receptor está cada vez menos passivo, rodeado de informações que podem fazê-lo perder o foco e se desinteressar pelo que está lendo/ouvindo/assistindo facilmente?

A Matriz Curricular do curso é completamente atual. Com a cultura e arte desempenhando cada vez mais espaços de inclusão e transformação social, os alunos contam com as disciplinas Jornalismo Cultural - Cinema e TV e Jornalismo Cultural - Moda, Design e Comportamento, além do enfoque na produção de conteúdo jornalístico para internet e redes sociais. Tudo isso com o suporte dos Laboratórios de Imagem e Som, Direção de Arte e Fotografia.


  • gestão de carreiras

    Gestão de Carreiras

    Departamento que realiza atividades como workshops e palestras e efetiva parcerias para o oferecimento de estágio aos alunos.

  • gestão de carreiras

    Núcleo de Empreendedorismo e Inovação

    Oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

  • gestão de carreiras

    International Office

    Espaço que firma parcerias internacionais e dá suporte para quem deseja estudar em um instituição estrangeira.

O QUE FAZ UM JORNALISTA?

É responsável pela pesquisa, captação, produção, redação, edição e publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos e imagens, de caráter jornalístico, para os diversos meios, veículos e plataformas de comunicação, multimídia, offine e online.

Com ética e transparência, promove a difusão e acesso às informações e ao conhecimento científico e cultural, adequando as mensagens jornalísticas às características dos meios, linguagens e perfis dos públicos receptores.

Onde trabalha: Veículos Jornalísticos, Agências de Notícias, Assessorias de Comunicação e Imprensa, Portais, Sites e Blogs de Notícias, em Projetos e Empreendimentos Autorais.

Empresas Parceiras

CICLO DE FORMAÇÃO

MÓDULO: HUMANIDADES E ESTUDOS SOCIAIS

Disciplinas Horas/Aulas
HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX 40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA 40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 40
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 40
ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL 40
FILOSOFIA 40
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40
SOCIOLOGIA 40
TEORIA E TÉCNICA DA NOTÍCIA 40
ORGANIZAÇÃO DO JORNALISMO 40
Subtotal 400

MÓDULO:PENSAMENTO E CRÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 40
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 40
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO 40
COMUNICAÇÃO VISUAL 40
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO 40
ESTÉTICA E FELICIDADE 40
HISTÓRIA DA MÍDIA 40
JORNALISMO EM AMBIENTE DIGITAL 40
JORNALISMO IMPRESSO 40
Subtotal 400

MÓDULO: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E CRIAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING 40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 40
INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS 40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA 40
ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO 40
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO 40
LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL 40
SEMIÓTICA 40
PLANEJAMENTO DE RÁDIO 40
PLANEJAMENTO DE TV 40
Subtotal 400

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

MÓDULO: JORNALISMO, ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
RADIOJORNALISMO 80
CORRESPONDÊNCIA INTERNACIONAL E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS 60
ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO 60
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV 40
EXPRESSÃO, CORPO E VOZ 40
MERCADO E NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO 40
COMUNICAÇÃO PÚBLICA 40
TÓPICOS EM JORNALISMO - PROJETOS 40
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIRIGIDA 40
Subtotal 440

MÓDULO:JORNALISMO OPINATIVO E INVESTIGATIVO

Disciplinas Horas/Aulas
TELEJORNALISMO 80
EDIÇÃO DE IMAGEM EM RÁDIO E TELEVISÃO 60
JORNALISMO DE REVISTA 40
PROJETO E PLANEJAMENTO EDITORIAL 40
JORNALISMO OPINATIVO 60
JORNALISMO INVESTIGATIVO 40
LIVRO E GRANDE REPORTAGEM 40
TÓPICOS EM JORNALISMO - PESQUISA 40
METODOLOGIA DE PESQUISA 40
Subtotal 440

MÓDULO: JORNALISMO DIGITAL, INFORMATIVO E ESPECIALIZADO

Disciplinas Horas/Aulas
GESTÃO DE JORNALISMO DIGITAL E ONLINE 80
JORNALISMO DE CIDADE E COMUNITÁRIO 40
JORNALISMO ECONÔMICO 40
JORNALISMO DE MODA 40
JORNALISMO CULTURAL 40
JORNALISMO ESPORTIVO 40
JORNALISMO POLÍTICO 40
JORNALISMO CIENTÍFICO E EDUCATIVO 40
TÓPICOS EM JORNALISMO - METODOLOGIAS 40
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM 40
Subtotal 440

MÓDULO: DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM

Disciplinas Horas/Aulas
FOTOJORNALISMO 80
DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM 60
LABORATÓRIO DE JORNALISMO 60
DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE 40
PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORAÇÃO 40
AUDIOVISUAL, WEB E PROJETOS EDUCACIONAIS 40
ÉTICA E LEI DE IMPRENSA 40
TÓPICOS EM JORNALISMO - PLANEJAMENTO 40
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA 40
Subtotal 440

CICLO DE CONCLUSÃO

MÓDULO: TCC

Disciplinas Horas/Aulas
Trabalho de Conclusão de Curso TCC 20
Tópicos em Comunicação 40
Optativa 120
Atividades Complementares 220
Estágio Supervisionado 240
Subtotal 640

CARGA HORÁRIA TOTAL

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3600 horas/aula
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2018/1
  • O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. As disciplinas de LIBRAS e Língua inglesa deverão obrigatoriamente ser incluídas no conjunto de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além das disciplinas anteriormente mencionadas, por outras previamente selecionadas pela coordenação e pelo NDE do curso entre as disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno poderá começar a cursar as disciplinas optativas em qualquer um dos módulos do ciclo de profissionalização ou se preferir poderá cursa-las no ciclo de conclusão, ou seja, durante o módulo TCC.
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Ma. Jô Souza

Graduada em Relações Públicas pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Jornalismo, Moda, Publicidade). Atua, também, como palestrante e Gestora de Imagem e Estilo. Associada à ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, cultura, criatividade e inteligência Social.

Docente Titulação Currículo
ANDERSON GURGEL CAMPOS Prof. Dr.
ANDRE NAVEIRO RUSSO Prof. Me.
DEBORA GIGLI BUONANO Profa. Dra.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
FERNANDO JOSE AMED Prof. Dr.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY Profa. Ma.
MARIA INES MIGLIACCIO Profa. Ma.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
PEDRO HENRIQUE FALCO ORTIZ Prof. Dr.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SERGIO ESTEVES PEREIRA Prof. Esp.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!