#artesedesign

Compartilhe

Branding – Construção Estratégica de MarcasCurso de Curta Duração

tipo: Presencial local: São Paulo período: 02/10 a 01/11 dias/horários: segunda e quarta (18:30 às 22:30) inscreva-se
  • pagamento via cartão mastercard
  • pagamento via cartão visa
  • pagamento via boleto bancario

Agora com novo formato, o curso tem o objetivo de explorar detalhadamente o ativo mais valioso de uma empresa.  Durante as aulas, você participará da integração lúdica de um conjunto de disciplinas relevantes para a construção e fortalecimento de marcas no mercado. Da definição histórica, passando pela construção de sua estratégia, criação da expressão de marca, experiência e comunicação, até a sua gestão transformadora.Gerar reflexão é muito importante, mas do que adianta falar e não por a mão na massa? Por isso, nossa abordagem é dividida em 50% teórica e 50% prática. Ao final do curso você terá em mãos ferramentas e metodologias exclusivas.

Curiosos, empreendedores, investidores, criativos, estrategistas e gestores interessados em entender e expandir a mente sobre os processos de construção e gestão de marcas transformadoras. 
Dia: Desconstrução das Marcas
Como as mudanças de comportamento, consumo e a criação de novos modelos disruptivos têm impactado a estratégia das marcas? Nosso primeiro encontro será focado nesse questionamento - das transformações do comportamento de consumo até revoluções do mercado. Aproveitaremos para debater conceitos de branding, consumo, cases (sucesso e falha) e preparar o caminho para a apresentação de um novo mindset para a construção de marcas.
 
2º Dia: Trilogia Estratégica
Neste módulo vamos discutir sobre os pilares de sustentação da estratégia de marca: a união da inovação, design thinking e coolhunting. Trocaremos algumas ideias sobre como o entendimento dos ativos intangíveis do seu negócio e suas funções estratégicas podem ajudar na construção de ações de relacionamento e criação de reputação. Este será o nosso ponto de partida para entender passo a passo cada etapa da construção, metodologias, ferramentas de investigação, diagnóstico, ideação e validação.
 
 
3º Dia: Mão na Massa Day I
Para construir uma marca estrategicamente, precisamos entender as reais necessidades e desejos das pessoas, analisar a viabilidade dessa construção e iniciar o processo de desenvolvimento do modelo de negócio. Neste primeiro encontro prático, daremos início ao nosso projeto principal. Co-investigaremos para levantar e entender essas necessidades, desejos, medos e tendências de consumo dos públicos de interesse das nossas marcas. Aproveitaremos para cocriar personas utilizando matrizes de definição de características e atributos, mapa de empatia e mapeamento de rotina.
 
4º Dia: Estratégia da Marca
A marca é um organismo vivo, por isso, como podemos construir e validar uma boa estratégia para que ela sobreviva no mercado? Nesta aula, desenvolveremos novas ideias e perspectivas para a razão de ser e agir das marcas, além de organizar suas arquiteturas. Apresentaremos nossas etapas de ideação e o passo a passo para fazer bem feito! Essas diretrizes ajudam na estruturação da expressão dos elementos da marca e orientam a tomada de decisão de estrategistas e gestores.
 
 
5º Dia: Mão na Massa Day II
Muitos post-its nos esperam neste segundo encontro prático. Daremos início a primeira etapa do canvas de construção da Plataforma da Marca, o Kit de Sobrevivência para o seu negócio: Brand Start, Brand Floor, Brand Idea, Brand Positioning, Brand Promise. Essas ferramentas são exclusivas do curso Branding: Construção Estratégica de Marcas, mas você poderá repensá-las e utilizá-las em todos os seus projetos. 
 
6º Dia: Humanização da Marca
Não é somente o Pinóquio que gostaria de ser mais humano! Abordaremos algumas técnicas, ferramentas e metodologias para a humanização de marcas, de sua concepção, gestação, nascimento até sua maturação. Com certeza essa é a aula que desperta mais curiosidade! Discutiremos bastante sobre a construção da personalidade, comportamento das marcas, criação do tom de voz e suas diretrizes estratégicas.
 
7º Dia: Mão na Massa Day III
Para fechar e validar o Canvas da Plataforma da Marca, você irá aprender a construir a personalidade da marca (Brand Personality), vamos comparar as características humanas, dimensões da personalidade e dimensões do comportamento, com os mais diferenciados posicionamentos e atributos de marcas, para a construção da ponte entre o racional e emocional.
 
8º Dia: Expressão da Marca
Do que adianta termos uma estratégia consistente se não conseguimos expressá-la? É através da expressão de diversos elementos da marca que conseguimos expor claramente o real motivo da existência e propósito da nossa marca. Nesta aula, bateremos um papo sobre essas expressões e suas fases: A construção do Universo Verbal, Universo Visual, Comunicação e Experiência de marca. Cada uma dessas etapas é fundamental para que tenhamos uma expressão unificada e duradoura.
 
9º Dia: Mão na Massa Day IV
Que tal colocar a mão na massa na hora de criar a expressão da sua marca? Faremos exercícios de construção de nome de marca, utilizando várias ferramentas de verificação estratégica, linguística e criativa. Como a sua marca se veste? Quais são os seus atributos de imagem? Você não precisa entender de softwares como Photoshop e Illustrator para pensar estrategicamente a Identidade Visual de marcas, vamos mostrar como fazer isso! Ah!  Teremos  um  convidado especial para falar um pouco mais sobre comunicação e experiência de marca com a gente! 
 
10º Dia: Mão na Massa Day V
Depois de ver e aplicar todo o conteúdo absorvido, o nosso último encontro será destinado para a apresentação dos projetos desenvolvidos. Com certeza muitas perguntas surgirão e nosso papel é responder cada uma delas. Mas não se esqueça, convidaremos você a refletir sobre o seu papel como criativo, estrategista e gestor de marcas.
  • Daniel Padilha

    Cofundador e estrategista de marca na Pyrsona Brand House, palestrante, professor de Construção Estratégica de Marcas na Trespontos Brasil, professor de Pós-Graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor convidado da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), professor da Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Design, especialista em Construção de Marca pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, MBA Executivo em Gestão de Marcas pelas Faculdades Integradas Rio Branco e docência com foco em Metodologia de Ensino Superior e Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Próximos Cursos São Paulo

Curso de InDesign - Diagramação Conceitual
InDesign - Diagramação Conceitual
30/09
sábado (09:00 às 13:00)
20 horas
Curso de Direção de Arte & Criação
Direção de Arte & Criação
02/10
segunda e quarta (13:30 às 17:30)
40 horas
Curso de Introdução de Design de Interiores para Residência
Introdução de Design de Interiores para Residência
02/10
segunda e quarta (19:00 às 22:00)
30 horas
Curso de Pitch - Faça Apresentações Rápidas e de Impacto
Pitch - Faça Apresentações Rápidas e de Impacto
02/10
segunda a quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
Curso de Produção e Edição de videoclipes
Produção e Edição de videoclipes
03/10
terça e quinta (19:30 às 22:30)
30 horas
Curso de Desenvolvimento de Coleção - Moda Praia
Desenvolvimento de Coleção - Moda Praia
07/10
sábado (09:00 às 16:00)
18 horas
Curso de Design de Bolsas
Design de Bolsas
09/10
segunda e quarta (14:00 às 17:00)
15 horas
Curso de Identidade Visual - teoria e prática
Identidade Visual - teoria e prática
10/10
terça e quinta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Vendas com PNL - Programação Neurolinguística
Vendas com PNL - Programação Neurolinguística
16/10
segunda e quarta (19:30 às 22:30)
12 horas
Curso de O Desenho de Estamparia Têxtil - Processos à Mão e Digital
O Desenho de Estamparia Têxtil - Processos à Mão e Digital
16/10
segundas e terças (18:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Storytelling: Apresentações e Comunicação na Prática
Storytelling: Apresentações e Comunicação na Prática
16/10
segunda e terça (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de Mídias Sociais - Gestão Eficiente
Mídias Sociais - Gestão Eficiente
16/10
segunda a quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.