Design Thinking and Doing - Da ideia à açãoCurso de Curta Duração

tipo: Presencial local: São Paulo período: 26/04 dias/horários: Sexta (09:00 às 18:00) invista 2x de R$ 205,00
tipo: Presencial local: São Paulo período: 25/05 dias/horários: sábado (09:00 às 18:00) invista 2x de R$ 205,00
  • pagamento via cartão mastercard
  • pagamento via cartão visa
  • pagamento via boleto bancario

O workshop capacitará o aluno a criar soluções inovadoras por meio da abordagem metodológica do design centrado no usuário, assim como aplicar basicamente a metodologia de design thinking em projetos pessoais ou na empresa que trabalha. Em cenários de mudanças constantes, o curso possibilitará desenvolver uma visão holística e sistêmica, um modelo de pensamento para analisar o comportamento das pessoas, entender seus anseios e desejos, conhecer tendências de mercado e antever necessidades, seja para a criação de um novo produto, serviço, processo ou um projeto pessoal.

Profissionais de marketing, gerentes de projetos e de produtos, empreendedores, estudantes de design, marketing, publicidade e comunicação que desejam entender como solucionar problemas de negócios ou projetos pessoais a partir da compreensão das necessidades das pessoas.

Design thinking se aprende fazendo. O workshop vai trazer para os alunos uma visão geral e prática da metodologia. Em duas sessões no mesmo dia, serão apresentados e vivenciados conceitos básicos e as respectivas ferramentas, com muita atividade em grupo do tipo “mão na massa”.

1ª SESSÃO - MANHÃ

Por que buscar novas maneiras de inovar? Na primeira sessão, será apresentada uma visão geral dos fundamentos e do processo de design thinking. Tudo se inicia a partir da transformação do modelo de pensamento para a solução de problemas, sendo mais propositivo, aberto ao erro como forma de aprendizagem, ao trabalho coletivo e à experimentação. Serão trabalhadas na prática técnicas e ferramentas preparatórias para a atividade a ser realizada na sessão da tarde.

Atividades: apresentação invertida dos alunos (baseada em persona); transformando problemas em desafios de design; pesquisas exploratórias (desk research, cenários análogos,  método dos “5 porquês” e  entrevista em profundidade);  criação de persona e canvas de proposta de valor.

2ª SESSÃO - TARDE

Nessa segunda parte do encontro, os alunos serão convidados a gerarem ideias a partir da colaboração e a criarem protótipos rápidos para validá-las. Acredita-se que um grupo com múltiplos pontos de vista sempre trará mais contribuições para a solução de um problema do que contar com a visão unilateral de um especialista. Os alunos participarão de uma sessão de cocriação e serão estimulados a contribuírem com ideias a partir do uso dastécnicas de brainstorming, que permite de forma estruturada estimular inclusive a geração de ideias ousadas, e prototipagem rápida.

Atividades: workshop de cocriação (com estímulos a partir de lentes de tendências), brainstorming, sketching, prototipagem em papel, storyboard e maquete funcional.

  • Marcos Giannotti

    Mestre e doutorando em comunicação social (Metodista) na linha de pesquisa de comunicação mercadológica e institucional. MBA pela universidade corporativa do BankBoston e Rotman School (University of Toronto). Graduado em comunicação social, com habilitação em propaganda e publicidade (Anhembi Morumbi). Atualmente é consultor e professor regular de design thinking e marketing para alunos de graduação no Centro Universitário Ítalo Brasileiro em SP, nos cursos de gestão de TI, análise de sistemas e gestão de marketing, e professor convidado de marketing, gestão de marcas e cultura digital, em cursos de pós-graduação de negócios da moda, tecnologia e comunicação digital no SENAC SP, SENAC SC e PUC-PR. Atuou por 30 anos nas áreas de marketing de grandes marcas, como Itaú Personnalité, BankBoston, BrasilPrev, Folha de S.Paulo e Editora Abril, sendo seis anos em uma jornada transformadora no desenvolvimento e na ativação de cultura de inovação no Itaú Unibanco.

Próximos Cursos São Paulo

Curso de Técnicas de captação e montagem para Documentários
Técnicas de captação e montagem para Documentários
01/04
Segunda, Terça e Sexta (19:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Cenografia: do projeto à produção
Cenografia: do projeto à produção
08/04
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Neurociências e Arte
Neurociências e Arte
13/04
sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Identidade Visual - Teoria e Prática
Identidade Visual - Teoria e Prática
15/04
Segunda, Quarta e Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de InDesign - Diagramação Conceitual
InDesign - Diagramação Conceitual
04/05
sábado (09:00 às 13:00)
20 horas
Curso de Lighting Design
Lighting Design
06/05
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de User Experience na Prática
User Experience na Prática
06/05
Segunda e Quarta (19:45 às 22:45)
36 horas
Curso de Neurociências e Arte
Neurociências e Arte
11/05
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Cenografia: do projeto à produção
Cenografia: do projeto à produção
13/05
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Branding – Construção Estratégica de Marcas
Branding – Construção Estratégica de Marcas
20/05
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
40 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.