Estratégias de Visual Merchandising para o varejoCurso de Curta Duração

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O curso iniciará o aluno de forma concisa e correta, no mercado de Visual Merchandising e na criação de espaços cênicos comerciais. Além disso, passará objetiva e praticamente: fundamentos, processo criativo, ferramentas, noção espacial e técnicas aplicadas ao ambiente do ponto de venda em termos de arquitetura, iluminação, exposição de produto. 

Estudantes em arquitetura, design e moda, ou profissionais recém-formados das áreas de varejo, moda, marketing, arquitetura, publicidade e propaganda, comunicação, lojistas e profissionais ligados ao comércio, ao varejo, à museografia e cenografia.
Aula 1: FUNDAMENTOS
 
  • História, ruas, lojas.
  • O que é visual merchandising? O que faz um visual merchandiser?
  • A vitrina! Tipos, temas, datas. Algumas lojas conceito. Como as marcas se mostram através de suas lojas e produtos. DNA da marca.
Aula 2: BRIEFING, ESTRATEGIA, PROCESSO CRIATIVO E PROJETO
 
  • Briefing: organização. Swot.
  • Processo criativo, convidado externo: ANDREA OLIVEIRA. 
Aula 3: Tipologias e análise semiótica.
 
  • Entender como é feita uma análise semiótica. Tipos de vitrinas conforme livro - Tipologia e estética do visual, editora estação das letras e cores.
  • Análise semiótica, montagem de apresentação.
  • Projeto: início de formação de grupo para visitas a lojas e grupos, prevendo o projeto prático.
Aula 4: TECNOLOGIA, FERRAMENTAS E SUPORTES e análise do varejo
 
  • Ângulos de visão, cores, etiquetas, hierarquia do espaço comercial.
  • Linhas, formas, elementos decorativos.
  • Sinalização. Equipamentos: expositores, displays e mobiliário.
  • Introdução à iluminação.
  • Análise de consumo e macrotendências do varejo. convidado externo: LUCILIA CAMPIGLIA.
 
Aula 5: EXPERIÊNCIA PRÁTICA INLOCO
 
  • Visita a Loja da Granado, no shopping Cidade de São Paulo, com a responsável de VM Raquel Oliveira; Loja da Puket com o diretor de VM da marca Rodrigo Rique; e Loja Rihappy. 
 
Aula 6: INICIO À PRÁTICA
 
  • Cada grupo deverá trazer sua ideia de ponto de venda, apresentar o briefing e a proposta de tema conforme briefing recebido de uma empresa e de seu produto.
  • Concretizar o projeto para na aula seguinte ter uma aula específica de sketchup com o professor Jorge Avelar.
  • A vitrina e a cidade: Cada um terá que visitar e avaliar uma loja no horário que quiser.
 
Aula 07: SKETCHUP
 
  • Aula específica de sketchup ou animação com o professor convidado Jorge Avelar.
  • Convergência de canais/mídias/internet.
  • Mundo virtual. Andamento do projeto.
 
Aula 08: ILUMINAÇÃO DE VITRINAS E MANEQUINS
 
  • História e filmes sobre manequins; se possível convidado da Expor manequins: Marco Andrade, a ver?
  • Iluminação, convidado externo: Lisandra Perez e Andrea Oliveira.
 
Aula 09: construção de maquetes de vitrinas ou lojas 
 
  • O aluno deverá trazer materiais para criação de uma vitrina em escala, que será construída a partir de uma caixa de sapato. Materiais: caixa de sapato, lápis de cor, cola, papéis coloridos, tesoura, estilete, retalhos de tecido, sucata, esculturas, objetos a serem expostos, produtos, etc.
  • Sylvia Demetrescu

    Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça, de 2003 a 2013; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça de 2002 a 2013. Professora na escola do luxo ISTEC, em Paris - 2004 a 2013. Trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex por 30 anos, de 1972 a 2002. VM da Loja Natura em Paris de 2004 a 2010. Presta consultoria e dá aulas em várias escolas e empresas nacionais e internacionais. Autora de 13 livros sobre vitrinas nas editoras: Senac, Estação das letras e Cores, Saraiva e Linx.

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