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Moda e Arte: conexões possíveisCurso de Curta Duração

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O curso visa estabelecer um diálogo investigativo a partir de textos da Filosofia, da Literatura, da História da Arte, da Sociologia e da História, sobre a relação entre a Moda e Arte ao longo dos séculos XX e XXI. O conteúdo, aplicado ao processo criativo na área de moda, será utilizado na criação de um petit cahier (caderno de artista), e em exercícios práticos com objetos tridimensionais, que buscam transformar a ideia (conceito) em formas, a partir das práticas e caminhos do Laboratório de Criação.

Interessados, estudantes e profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances. Faixa etária: Jovens e adultos (16 a 59 anos).
“Moda e Arte: conexões possíveis" nasce da necessidade de se investigar, pesquisar e apurar, por meio de um curso interdisciplinar, a relação existente entre a Moda e a Arte, compreendendo as artes plásticas e visuais, a literatura, o cinema, a fotografia e o teatro, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, sob a luz de questões criativas para o contemporâneo. 
 
Dividido em duas disciplinas: “Filosofia de Moda e História do Pensamento” (teórica) e “Laboratório de Criação” (prática), a atividade busca compreender, primeiramente, as noções clássicas e modernas de Belo, para, em seguida, traçar o percurso da Moda apoiando-se na Arte, e conceber a Moda como uma expressão artística
 
Apoiando-se num guarda-roupa de movimentos artísticos, estilistas, costureiros, escritores e filósofos, como o surrealismo, o futurismo, o dadaísmo, o neoplasticismo, Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Giacomo Balla, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Gilles Deleuze, Roland Barthes, Peter Starlybrass, Virginia Woolf, Gustave Flaubert, Marcel Proust, Charles Baudelaire, Honoré de Balzac, Oscar Wilde, Charles Dickens, e, no Brasil, Marina Colasanti, José de Alencar e Machado de Assis, “Moda e Arte: conexões possíveis” visa estabelecer essa relação voltada para o processo de criação
 
A partir de um trabalho de abertura do pensamentopor meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura - o principal objetivo do curso é transformar o olharmuitas vezes intuitivo e sem apuro metodológicopara a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecçãofuturona criação. Em suma, num duplo movimento, concebemos o artista-criador como um arqueólogo e um cartógrafo, sendo o primeiro aquele que “(...) mergulha nos arquivos para encontrar aquilo que não somos mais”, ao passo que o segundo, o cartógrafo, “(...) vai às ruas para escutar os ruídos que estão em vias de se produzir”. Nesse sentido, aliando teoria e prática, o repertório adquirido nas aulas teóricas será exercitado na disciplina “Laboratório de Criação”, visando a criação de um petit cahier (caderno de artista), que dará suporte às criações de objetos tridimensionais
  • Brunno Almeida Maia

    Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e docente da cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, no Técnico de Produção de Moda do SENAC Lapa, ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e do chapeleiro Eduardo Laurino, em espaços como Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), e Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP). É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), e integra a equipe de pesquisadores do volume que discute a temática “Moda Vestimenta Corpo”, da coletânea “Moda Contemporânea no Brasil”, lançado em 2015 pela Editora Estação das Letras & Cores.

  • Eduardo Laurino

    Formado pela Faculdade Santa Marcelina em 2003, Eduardo Laurino é chapeleiro de sua marca homônima. A criação de acessórios cresceu concomitante ao seu desempenho como figurinista, em que obteve grande repercussão em espetáculos históricos como “A Galeria Metrópole”, última peça de Rubens de Falco, dirigida por Paulo Capovilla, e recentemente a criação do espetáculo sobre Mané Garrincha, dirigido por Bob Wilson. Como professor, apresenta um conteúdo programático eficiente, e seu curso de laboratório criativo foi ministrado no SENAC Faustolo, na Casa de Quem!, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade e, mais recentemente, integrou o corpo docente do curso técnico em estilismo do SENAC Penha. Ministrou o curso “A Literatura e a Moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas”, com Brunno Almeida Maia na Escola São Paulo, Oficina Casa da Palavra Mário de Andrade e Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP).

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