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Visual Merchandising - Arte e TécnicaCurso de Curta Duração

tipo: Presencial local: São Paulo período: 07/11 a 05/12 dias/horários: terça e quinta (19:00 às 22:40) inscreva-se
  • pagamento via cartão mastercard
  • pagamento via cartão visa
  • pagamento via boleto bancario

SÃO PAULO

O curso Visual Merchandising - Arte e Técnica objetiva iniciar o aluno, de forma concisa e correta, neste mercado. Por meio de aulas expositivas, debates, discussões e dinâmicas, o curso transmite aspectos como fundamentos, processos criativos, ferramentas e noções espaciais e técnicas aplicadas aos ambientes dos pontos de venda. Com isso, ele busca formar profissionais capazes de passar e colher um briefing corretamente, iniciar o processo criativo de forma objetiva e focada, passar por todos os processos necessários e, finalmente, planejar e entregar um projeto que faça sentido e atenda aos objetivos traçados

SOROCABA

Formar profissionais capazes de organizar espaços comerciais (vitrine / loja) de acordo com o comportamento do consumidor, aplicando conceitos de marketing e técnicas de comunicação visual a fim de otimizar a rentabilidade de produtos e/ou serviços.
Segundo pesquisa, em torno de 80% das decisões de compra são realizadas no ponto de venda. E mais de 90% das compras são realizadas com base em fatores visuais. Isso mostra como o visual merchandising é uma importante ferramenta para impactar o consumidor de forma positiva, agregar valor a uma marca e, por fim, consolidar a venda.

SÃO PAULO

Estudantes, recém-formados ou profissionais das áreas de varejo, moda, marketing, arquitetura, publicidade e propaganda e comunicação, além de lojistas e profissionais ligados ao comércio. 

SOROCABA

Estudantes, recém-formados ou profissionais das áreas de moda, marketing, arquitetura, publicidade e propaganda, comunicação e afins. Lojistas e demais profissionais ligados ao comércio e aqueles interessados em saber mais sobre o assunto.

SÃO PAULO

PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO
  • Marca
  • Consumidor
  • Produto
 
PRINCÍPIOS E FUNÇÃO DO VISUAL MERCHANDISING
  • O que é visual merchandising 
  • Store design
  • Marketing sensorial
  • Tipos de lojas
  • Partes integrantes da loja
  • Estratégias e ferramentas
  • Planejamento de espaço
  • Vitrina
  • Partes integrantes da vitrina
  • Trajeto do olhar e angulo de visão
  • Temas e datas
  • Suportes displays e manequins
  • Iluminação
 
PRINCÍPIOS DO DESIGN E COMPOSIÇÃO VISUAL
  • O que é design
  • Importância para seu negócio
  • Gestalt, linhas, formas
  • Sinalização
  • Psicologia das cores
 
PROCESSO CRIATIVO
  • 7 estágios
  • Brainstorming
  • Mood board
  • Técnicas e exercícios
 
ANÁLISE DO NEGÓCIO
  • Briefing
  • Benchmarking
  • SWOT
  •  
 EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Tecnologias aplicadas ao varejo
  • Convergência de canais
  • A importância do digital
  • Sustentabilidade
  • Pesquisas e tendências
  •  
PRÁTICA (em grupo)
  • Construção e apresentação do projeto final (mini vitrina). 

SOROCABA

Cada coisa em seu lugar
Definição e função do visual merchandising;
Definição e função do Design de loja;
Contexto histórico;
Perfil do profissional;
Mercado de trabalho, projeto e briefing.
 
A primeira impressão é a que fica
Vitrina: tipos, composição e cenografia;
Técnicas de iluminação;
Manequins e displays – projeto e styling de produto;
Precificação;
Planejamento e calendário comercial.
 
Da porta pra dentro
Tipos de ponto de venda;
Técnicas de exposição de produto;
Circulação e trilha do consumidor;
Hierarquia do ponto de venda e pontos focais;
Expositores, displays e sinalização;
Iluminação interna.
 
Experiência e tecnologia
Relacionamento e experiência;
Marketing sensorial;
Psicologia da cor aplicada ao consumo;
Convergência de canais e novas tecnologias aplicadas ao varejo.
 
ATIVIDADES PRÁTICAS:
 
Atividade 01_ Construção de moodboard e esboço de projeto.
Os participantes irão escolher uma marca, um tema que se adeque a esta marca e em seguida pesquisar imagens que traduzam visualmente esta ideia. A partir daí irão compor uma vitrina em escala utilizando uma caixa de sapato.
 
Atividade 02 _ Estudo de layout e setorização.
Os participantes irão simular tridimensionalmente – com objetos em escala – um ambiente de vendas, sinalizando secções de produtos e áreas de serviço.
  • Andrea Oliveira Tu

    Publicitária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2000. Aprimorou-se em design gráfico na Central Saint Martins e visual merchandising na London School of Fashion, trabalhando neste período na equipe de visual merchandising da Liberty of London.
     
    Sócia-fundadora da Nuts Valentina, empresa com foco criativo estratégico e experiência on e off. Atua no desenvolvimento de projetos e consultoria em áreas que se relacionam direta ou indiretamente ao design gráfico, direção de arte e estilo, estamparia, produtos, assim como visual merchandising. 
     
    Como diretora de arte, fez parte das equipes de criação de agências de marketing promocional e trade marketing, trabalhando com grandes marcas como Coca-Cola, Kraft, Johnson & Johnson e Burger King. 
     
    Desenvolveu o projeto de revitalização de visual merchandising dos bares dos Hotéis Ibis da América Latina e ministrou um workshop no Encontro Anual de Assistentes Família Ibis América Latina. 
     
    Foi coordenadora e palestrante no projeto “Laboratório de Vitrinas de Natal” no Mato Grosso do Sul, criado pelo IBMODA em parceria com o SEBRAE. Na região, prestou consultoria em lojas de segmentos variados nas cidades de Campo Grande, Dourados, Jardim, Maracajú, Rio Brilhante e Naviraí.
     
    É professora do curso livre de Visual Merchandising no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ministra palestras e workshops para empresas, escolas e grupos fechados.
  • Ariela Ranielly de Paula Silveira

    Designer de moda formada pela Universidade Tuiuti do Paraná que quis desbravar outras áreas do conhecimento e se especializou em História, sociedade e cultura pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP. Trabalha como Visual Merchandiser desde 2003 e já passou por grandes empresas nacionais e multinacionais como C&A, Zara, Shoulder, Triton e Coca-Cola Jeans. Acredita que a educação pode mudar o mundo e por isso não conseguiu ficar longe da sala de aula. Atua como docente de visual merchandising em diferentes unidades do SENAC-SP, na Escola Panamericana e em projetos autorais. Paulista por opção e curiosa por natureza, é apaixonada por moda, design, imagem, comportamento humano e educação. Idealizou a WhatEver Varejo Criativo em busca de unir suas paixões oferecendo para o varejo soluções visuais criativas e inteligentes através de projetos personalizados, e também cursos e workshops in company para desenvolver equipes, conciliando teoria e prática em favor de melhores resultados.

Próximos Cursos São Paulo

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InDesign - Diagramação Conceitual
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sábado (09:00 às 13:00)
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segunda e quarta (13:30 às 17:30)
40 horas
Curso de Branding – Construção Estratégica de Marcas
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02/10
segunda e quarta (18:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Introdução de Design de Interiores para Residência
Introdução de Design de Interiores para Residência
02/10
segunda e quarta (19:00 às 22:00)
30 horas
Curso de Pitch - Faça Apresentações Rápidas e de Impacto
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02/10
segunda a quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
Curso de Produção e Edição de videoclipes
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03/10
terça e quinta (19:30 às 22:30)
30 horas
Curso de Desenvolvimento de Coleção - Moda Praia
Desenvolvimento de Coleção - Moda Praia
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sábado (09:00 às 16:00)
18 horas
Curso de Design de Bolsas
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Curso de Identidade Visual - teoria e prática
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Curso de Vendas com PNL - Programação Neurolinguística
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segunda e quarta (19:30 às 22:30)
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Curso de Storytelling: Apresentações e Comunicação na Prática
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segunda e terça (19:00 às 23:00)
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