MEC: novos tempos – esperança renovada.

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O ministro Mendonça Filho, da Educação e Cultura, assumiu a pasta declarando enfaticamente que “nenhum dos importantes projetos, das importantes missões, nenhum deles será descontinuado”, entre … Continue lendo

postado em 23/05/2016

A Educação e o novo MEC: “nada será fácil, nem rápido”

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O presidente Michel Temer, que assumiu a Presidência da República no último dia 12, restituiu a Cultura ao Ministério da Educação, excluída, em 1985, por decreto … Continue lendo

postado em 16/05/2016

Base curricular nacional comum: comprometimento com a Educação

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O segundo Plano Nacional de Educação (PNE), após a edição da LDB, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, consagra a Base … Continue lendo

postado em 9/05/2016

1º de maio: o valor da educação e do trabalho

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O Dia do Trabalho ou do Trabalhador tem sua história relacionada a trágicas manifestações de trabalhadores nos Estados Unidos, no mês de maio de 1889, do … Continue lendo

postado em 2/05/2016

Enade: uma luz no fim do túnel

por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Ao longo da existência deste Blog, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade, criado pela Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema … Continue lendo

postado em 25/04/2016

Desempenho docente: o desafio da avaliação

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A avaliação de desempenho do professor tem sido um desafio para gestores e autoridades educacionais, em tempos de conscientização da necessidade de processos de aprendizagem eficientes … Continue lendo

postado em 18/04/2016