Enade: conflitos explícitos.

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 283, 20 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em 2013, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a uma estudante gaúcha o direito … Continue lendo

postado em 20/02/2017

Ensino médio: expectativa de prioridade absoluta

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 282, 13 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional, em 15 de setembro de 2016, a Medida … Continue lendo

postado em 13/02/2017

Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação

Por Prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 281, 06 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) No último dia 27, o Inep editou a Portaria nº 69/2017, que estabelece aspectos gerais de … Continue lendo

postado em 6/02/2017

Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 280, 30 de janeiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Um padre português – Manoel da Nóbrega (1517-1570) –, um padre espanhol – José de Anchieta … Continue lendo

postado em 30/01/2017

Sejam bem-vindos!

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 279, 23 de janeiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Mais um período letivo tem início para a comunidade acadêmica Belas Artes. Essa história repete-se há … Continue lendo

postado em 23/01/2017

Natal: tempos de paz e esperanças

Blog da Reitoria nº 278, 19 de dezembro de 2016 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O ano letivo chegou ao fim. Estudantes e professores completam mais uma jornada de trabalho e … Continue lendo

postado em 19/12/2016