Formação de professores para a educação básica: novas DCNs

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), em cumprimento à Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabeleceu novas diretrizes curriculares nacionais … Continue lendo

postado em 27/07/2015

Plano

Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Está disponível, até o próximo dia 24, sexta-feira, nos termos da Portaria MEC nº 620/2015, consulta pública para apresentação de sugestões ao texto que servirá de … Continue lendo

postado em 20/07/2015

Fies: novas regras para 2015.2

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O ministro da Educação, interino, Luiz Cláudio Costa, editou a Portaria Normativa nº 8, de 2 de julho findo, estabelecendo novas regras para Fundo de Financiamento … Continue lendo

postado em 13/07/2015

Fórum Mundial da Educação-2015: Declaração de Incheon

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em Incheon, na Coreia do Sul, entre 19 e 22 de maio, aconteceu o Fórum Mundial de Educação, organizado pela Unesco. O evento teve a participação … Continue lendo

postado em 6/07/2015

Educação básica: Objetivos do Milênio & PNE

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Cúpula do Milênio, que reúne 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais o Brasil, analisou, em sua reunião de setembro de … Continue lendo

postado em 29/06/2015

As mazelas e o potencial do Brasil

Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O noticiário em todas as mídias tem focado, fartamente, a corrupção que grassa na política brasileira, revelada a partir do “mensalão” e do “petrolão”, eventos que, … Continue lendo

postado em 22/06/2015