MEC: o Decreto 5.773 e outros “entulhos autoritários”

Blog da Reitoria nº 305, de 24 de julho de 2017 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em 2003, o PT, ao assumir, pela primeira vez, o governo federal, deliberou alterar vários … Continue lendo

postado em 24/07/2017

O PNE e a educação superior

Blog da Reitoria nº 304, de 17 de julho de 2017 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de … Continue lendo

postado em 17/07/2017

Burocracia estatal: entrave ao desenvolvimento

Blog da Reitoria nº 303, de 10 de julho de 2017 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A burocracia estatal, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, é um entrave … Continue lendo

postado em 10/07/2017

EAD: parcerias são bem-vindas

Blog da Reitoria nº 302, de 3 de julho de 2017 por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A educação a distância (EAD) foi introduzida, em nossa legislação educacional, pelo art. 80 da … Continue lendo

postado em 3/07/2017

PNE: três anos perdidos

Blog da Reitoria nº 301, de 26 de junho de 2017 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em 26 de junho de 20914, o Diário Oficial da União publicou a Lei nº … Continue lendo

postado em 26/06/2017

MEC: a crise política não imobiliza suas atividades

Blog da Reitoria nº 300, de 19 de junho de 2017 Por prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A crise política que atinge o Poder Executivo, ao lado do Congresso Nacional, não tem … Continue lendo

postado em 19/06/2017