Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 622 de 22 de abril de 2024.

Pandemia 2020/2021 & seus reflexos na educação superior O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base na segunda etapa do Censo Escolar 2020 (Situação do Aluno), trouxe a público informações relativas ao movimento e ao rendimento dos estudantes, ao término do ano letivo durante a pandemia do vírus chinês. O […]

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 622 de 22 de abril de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 621 de 15 de abril de 2024.

Política e governança educacional Tenho lido e conversado com amigos e colegas que atuam na educação pública básica sobre algumas questões que interferem na gestão de qualidade dos serviços de grande parte das instituições. O acesso, a inclusão e a permanência dos estudantes nas instituições de educação superior (IES) particulares é uma relevante questão a

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 621 de 15 de abril de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 620 de 08 de abril de 2024.

O Novo Ensino Médio: sindicatos interferem A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, também conhecida como a Reforma do Ensino Médio, foi aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Essa lei alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) − Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Vide Adin 3324-7, de 2005). Era

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 620 de 08 de abril de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 619 de 1º de abril de 2024.

Educação superior: livre iniciativa & temas relevantes A livre iniciativa na educação superior desempenha um papel fundamental na formação de profissionais competentes e cidadãos conscientes. Segundo os resultados do Censo da Educação Superior de 2022, temos 2.595 instituições de ensino superior (IES). Desse total, 2.263 são IES particulares. Alguns temas relevantes relacionados à livre iniciativa

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 619 de 1º de abril de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 618 de 25 de março de 2024

Paulo A. Gomes Cardim: uma história de vida Há noventa e oito anos, em 23 de setembro de 1925, Pedro Augusto Gomes Cardim fundou a “Academia de Bellas Artes de São Paulo”.  Pedro Augusto era filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo, participando da criação do Teatro

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 618 de 25 de março de 2024 Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 617 de 04 de março de 2024.

Educação superior: privado e público O art. 209 da Constituição dispõe que “O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional; II – autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.” (gn) “O ensino é livre à iniciativa privada”. Livre; não é mais concessão

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 617 de 04 de março de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 616 de 26 de fevereiro de 2024.

Educação inclusiva: uma opção democrática   O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena de crianças e adolescentes em ambientes educacionais. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. O

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 616 de 26 de fevereiro de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 615 de 19 de fevereiro de 2024.

Ensino & aprendizagem: uma parceria indispensável Na educação tradicional predomina o ensino. O professor ensina. A aprendizagem aconteceu? Para o estudante que tem afinidades com a leitura de livros que contribuem para a aprendizagem o processo é mais simples, eficaz e eficiente. Educador e educando são parceiros. O êxito na aprendizagem flui naturalmente. Estamos formando

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 615 de 19 de fevereiro de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 614 de 12 de fevereiro de 2024.

A vida na selva educacional Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), após análise do cenário mundial, elaborou o artigo “Educação – 10 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo”, em 2019. Decorridos quase quatro anos,

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 614 de 12 de fevereiro de 2024. Read More »

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 613 de 05 de fevereiro de 2024.

Novo ano letivo: sejam bem-vindos De volta às aulas parece ser uma rotina, mas na Belas Artes há sempre novidades. A economia criativa conduz as nossas políticas, estratégias e ações para as inovações produtivas, que conduzem a adaptações permanentes em nossos métodos de aprendizagem. Não acompanhamos o modismo. Inovamos com criatividade. A educação superior não

Blog do Prof. Dr. Paulo Cardim nº 613 de 05 de fevereiro de 2024. Read More »