Dezembro, 2017: fim de mais um ciclo na Belas Artes

Blog da Reitoria nº 326, de 18 de dezembro de 2017

Por Prof. Paulo Cardim

“Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire)

“Avaliar também” (Paulo Cardim)

Dezembro de 2017 assinala mais um fim de ciclo na comunidade acadêmica Belas Artes. Mesmo sendo uma instituição quase centenária, jamais esses eventos foram iguais ou rotineiros. Estudantes ingressam e saem diplomados, prontos para a vida profissional e o exercício pleno da cidadania. Educadores e demais profissionais da educação chegam e aqui permanecem pelo tempo justo. Novos cursos, matrizes curriculares e projetos pedagógicos de cursos atualizados marcam as mudanças vertiginosas em todos os setores da vida e da economia. É um renovar permanente, que acompanha os novos tempos e as conquistas das tecnologias da informação e comunicação e da pedagogia ativa, onde o educando é o centro do processo de aprendizagem.

Desde que ingressei nesta comunidade, em 1966, e lá se vão mais de 51 anos de atividades, para participar da continuidade, do desenvolvimento e da consolidação da obra iniciada, em 1925, por Pedro Augusto Gomes Cardim, esses fins de ciclo são momentos de emoção, de alegria e de saudade. Emoção e alegria por termos a convicção do dever cumprido e de termos ofertado à nossa comunidade um ensino de qualidade, o melhor que temos. Saudade por despedirmos dos concluintes, diplomados em nossos diversos cursos. Mas espero que essa saudade seja de curto prazo, com o retorno desses companheiros de uma vitoriosa jornada de aprendizagem para a educação continuada, em cursos e programas de pós-graduação e de extensão, na atualização permanente do conhecimento, indispensável nesta Nova Era, neste século de avanços vertiginosos em todas os campos profissionais e científicos.

Aos estudantes que concluem os seus cursos de graduação na Belas Artes: parodiando o educador Rubem Alves, aquilo que realmente desejaríamos dar aos nossos estudantes não pode ser dado; é coisa que só pode ser semeada, na esperança de que venha a crescer, fortalecer e consolidar ao longo de suas vidas, no exercício da cidadania e no campo pessoal e profissional.

Por outro lado, dezembro é o mais singular mês de todos os anos. É a época das festas natalinas, do planejamento para o novo ano, das alegres festas de fim de ano. É, também, um tempo para reflexões e o exercício da fé cristã. E propício para a reflexão dos que professam outras crenças. Ou nenhuma.

Refletir sobre si mesmo, sobre as ações realizadas ao longo de 2017 e as possíveis mudanças que a ponderação e a meditação possam indicar para os nossos hábitos, atitudes, escolhas. São tempos de observações profundas sobre o que fomos e fizemos e o que pretendemos a curto prazo, em 2018. É uma transição ou mutação, de acordo com as escolhas que fizermos que, espero, seja celebrada, com  felicidade, ao fim do Ano Novo.

É a nossa mensagem ao final deste ciclo, com os votos de feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os nossos companheiros da comunidade acadêmica Belas Artes – educandos e educadores, gestores e demais profissionais da educação – e os versos do poeta Milton Nascimento, em Canção do Estudante:

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes, planta e sentimento

Folhas, coração

Juventude e fé.

“É mais fácil governar um povo culto, cioso de suas prerrogativas e direitos, que tem nítida a compreensão de seus deveres, que um povo ignaro, indócil, sem iniciativa e inimigo do progresso”.

“O papel da instrução é preparar e formar homens capazes e úteis à sociedade; o papel do governo é fornecer meios fáceis de se adquirir a instrução, disseminando escolas e patrocinando iniciativas boas confiadas à competência e ao amor de quem promove   tão nobilitante tarefa”.

Prof. Carlos Alberto Gomes Cardim

Diretor da Escola Normal Caetano de Campos

Educador e Inspetor de Alunos, 1909

Irmão do fundador do

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pedro Augusto Gomes Cardim.

Post to Twitter Post to Plurk Post to Yahoo Buzz Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Google Buzz Post to LinkedIn