A saga do ensino técnico no Brasil

Blog da Reitoria nº 377, de 4 de fevereiro de 2019 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, “crêa nas capitaes dos Estados … Continue lendo

postado em 4/02/2019

DCNs de Engenharia: maior flexibilidade para as IES

Blog da Reitoria nº 376, de 28 de janeiro de 2019 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Na semana finda, a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) … Continue lendo

postado em 28/01/2019

2019: início de um novo ciclo na educação

Blog da Reitoria nº 375, de 21 de janeiro de 2019 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Um novo ano letivo começa com uma mudança radical no comando do Ministério da Educação, … Continue lendo

postado em 21/01/2019

Dezembro, 2018: fim de mais um ciclo na Belas Artes

Blog da Reitoria nº 374, de 17 de dezembro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Ao completar 93 anos de existência, a Belas Artes encerra mais um ciclo em sua … Continue lendo

postado em 17/12/2018

BNCC & PNE x qualidade na educação básica

Blog da Reitoria nº 373, de 10 de dezembro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Tenho feito, neste Blog, várias postagens de críticas e sugestões à qualidade da educação básica … Continue lendo

postado em 10/12/2018

Conaes: planos e ações

Blog da Reitoria nº 372, de 03 de dezembro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em 2016, assumi as funções de membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, … Continue lendo

postado em 3/12/2018