Educação: sala de aula não é palanque-2

Blog da Reitoria nº 368, de 05 de novembro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Constituição assegura, no art. 205, que “a educação, direito de todos e dever do … Continue lendo

postado em 5/11/2018

Educação: sala de aula não é palanque

Blog da Reitoria nº 367, de 29 de outubro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Maura Véras no livro Introdução à Sociologia – Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais (São … Continue lendo

postado em 29/10/2018

Sinaes: reavaliação da qualidade da educação superior

Blog da Reitoria nº 366, de 22 de outubro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O art. 205 da Constituição determina que a educação visa “ao pleno desenvolvimento da pessoa, … Continue lendo

postado em 22/10/2018

Dia do Professor: uma homenagem justa

Blog da Reitoria nº 365, de 15 de outubro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O professor existiu desde sempre, mesmo antes da institucionalização do ensino. A atividade docente, inicialmente, … Continue lendo

postado em 15/10/2018

Educação: o desafio dos desafios para o novo Presidente

Blog da Reitoria nº 364, de 8 de outubro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Constituição reza, no art. 205, que “a educação, direito de todos e dever do … Continue lendo

postado em 8/10/2018

DCNs: conteúdos X competências

Blog da Reitoria nº 363, de 1 de outubro de 2018 Por Prof. Paulo Cardim “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) A Lei nº 9.131, de 1995, recepcionada pela Lei nº 9.394, de 1996 – a … Continue lendo

postado em 1/10/2018