Reforma da previdência: miscelânea obscura

Por Prof. Paulo Cardim. Blog da Reitoria nº 285, 6 de março de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O Executivo enviou Mensagem ao Congresso Nacional com proposta de emenda à Constituição, que altera os … Continue lendo

postado em 6/03/2017

PNE, BNCC & ensino médio: uma reforma possível

Por Prof. Paulo Cardim. Blog da Reitoria nº 284, 27 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O presidente Michel Temer, mediante proposta do ministro da Educação, Mendonça Filho, editou a Medida Provisória … Continue lendo

postado em 27/02/2017

Enade: conflitos explícitos.

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 283, 20 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Em 2013, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu a uma estudante gaúcha o direito … Continue lendo

postado em 20/02/2017

Ensino médio: expectativa de prioridade absoluta

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 282, 13 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional, em 15 de setembro de 2016, a Medida … Continue lendo

postado em 13/02/2017

Conceitos Enade, CPC e IGC: equívocos de avaliação

Por Prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 281, 06 de fevereiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) No último dia 27, o Inep editou a Portaria nº 69/2017, que estabelece aspectos gerais de … Continue lendo

postado em 6/02/2017

Cidade de São Paulo: 463 anos de progresso

Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 280, 30 de janeiro de 2017 “Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire) “Avaliar também” (Paulo Cardim) Um padre português – Manoel da Nóbrega (1517-1570) –, um padre espanhol – José de Anchieta … Continue lendo

postado em 30/01/2017