Aperte a seta para baixo para ler o conteúdo

PROJETO BELAS ARTES - Arte e Inclusão

PROJETO BELAS ARTES - Arte e Inclusão, projeto social e cultural, nasceu de uma parceria com a Estação Especial da Lapa – EE Lapa - unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP.

Esta parceria iniciou-se em abril de 1998, destinada a ser campo de estágio para os alunos do curso de licenciatura em Artes Vsuais. No mesmo ano, a partir do mês de agosto, surgiram as oficinas de linguagem artística e também o boletim informativo “De Cara com a Estação”.

Em 2003, ampliando o projeto inicial, incluiu-se a oficina de serigrafia tendo como objetivo oferecer uma área de cunho profissionalizante. E estendeu o seu atendimento aos pais, e aos profissionais ligados à deficiência e à inclusão, por intermédio, respectivamente, dos núcleos Encontros com Pais e Familiares- ENPAF e o Centro de Estudos Multidisciplinar Pró Inclusão – CEMUPI.

Desde a fundação do Projeto, já obtivemos resultados que merecem ser divulgados. E esta página eletrônica é o local ideal para isso.

Podemos citar: pesquisas acadêmicas; diversas exposições de arte; participação em seminários e congressos; ações que contribuíram para o ingresso na faculdade de jornalismo; um casamento; publicação de um livro; e diversos empregos.

O Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão, tem seus princípios fundamentados na arte como ciência, mediadora de cada indivíduo consigo mesmo e com o mundo. Olhar crítico, reflexivo dos fatos históricos, sociais e culturais. Promover a percepção da própria identidade e apresentar caminhos para ampliar o desempenho social integral.

A inclusão social, a não exclusão... O Projeto Belas Artes – Arte e Inclusão, espera contribuir para o desbravamento de caminhos para cada um, garantir a individualidade e o reconhecimento dos direitos sociais, culturais, políticos,religiosos e outros inerentes à natureza das pessoas. Aspectos da natureza de TODAS as pessoas, pelo simples fato de SEREM unicamente PESSOAS. PESSOAS IGUAIS, embora possam ser diferentes na aparência física. .

MISSÃO

Por intermédio de atividades artísticas, culturais, e profissionais contribuir para o processo de inclusão social de pessoas com deficiências física, mental ou sensorial.

METODOLOGIA

De acordo com o perfil do público-alvo desenvolvemos como metodologia:

1. Oficinas de atividades artísticas e culturais com a proposta pedagógica que segue os seguintes princípios:

  1. Desenvolver as atividades artísticas como área de conhecimento tanto nos aspectos histórico e cultural como na vivência artística.
  2. Desenvolvimento de noções técnicas pertinentes a cada oficina.
  3. Promover a aquisição de linguagens, produção e leitura de obras artísticas.

OBJETIVOS

Promover o ensino da arte, por intermédio da produção artística reflexiva e do conhecimento histórico e social da arte através dos tempos.;

Canal de comunicação, dirigido ao usuário da EELapa. Informações culturais, de saúde e esporte. Prestação de serviço, classificados e lazer;

Desenvolver a habilidade artística e técnica para o processo serigráfico. Desempenho em ateliê próprio, estúdio e empresas de estamparia.

A Belas Artes possui uma integral infraestrutura de apoio à instituição e uma própria e específica para cada curso, possibilitando ao aluno o apoio necessário para o eficiente aprendizado teórico e prático.

Conheça a nossa infraestrutura