PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO

DIA 27 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA

19h30

Palestra de abertura

20h30

Palestra: Os desafios de inovar na empresa em que trabalha ou abrir um negócio próprio na Economia Criativa

Palestrante: Marcos Moran

Marcos Moran é diretor geral e sócio da Must Energy. Engenheiro Mecânico formado pela Escola Politécnica da USP, tem especializações nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford e na Universidade Northwestern, Kellogg School. É Mestrando em Empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da USP. Atuou durante 17 anos como executivo de empresas tendo passado pela Google Inc. por 10 anos e vivido na Califórnia, EEUU, e Buenos Aires, AR.

Cursos organizadores: Gestão do Conhecimento e da Informação Digital; Design de Negócios e Gestão em Economia Criativa.

20h30

Mesa-redonda: Novas visões de atuação no design de espaços

Palestrante: Aby Cohen e Daniel Alves

Aby Cohen é cenógrafa e curadora, atuante no teatro, cinema e exposições. Doutora em Artes pela ECA – USP, onde atualmente leciona Cenografia como porfessora substituta. Premiada com a Triga de Ouro na Quadrienal de Praga, em 2011 pelo projeto expositivo e curatorial para a Exposição Nacional Brasileira. Em 2015, a convite da direção artística da PQ, foi curadora internacional de Shared Space/ Politics - conceito norteador da PQ’15, na qual também criou a instalação-performance Terra de Ninguém, que ocupou Praga Crossroads. Dentre os projetos mais recentes estão: Desenhos de Cena #1, SESC São Paulo /2016 e, Desenhos de Cena #2: WSDesign Playground Project, Taiwan, 2017.

Daniel Alves é designer de interiores e lighting designer formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Empreendedor e apaixonado por inovação, tem o propósito de democratizar o acesso ao design de interiores. Já recebeu os prêmios de Design Objeto Brasil (Ouro na categoria Estratégias de Design (UPIK), 2016), SEBRAE Novos Negócios (UPIK, 2016) e Fórum de Inovação Leroy Merlin Brasil - Startup Vencedora (2018).

Cursos organizadores: Cenografia e Figurinos; Design de Interiores, do Espaço e do Objeto – Conceito e Prática

20h30

Mesa-redonda: Som e imagem: a construção de discursos audiovisuais ao longo da história

Palestrante: Guilherme Bryan e Kleber Mazziero

Cursos organizadores: Cinema; História da Música, Teoria e Análise Musical

DIA 28 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA

19h30

Palestra de abertura

Palestrante: Bel Pesce

A Bel é uma apaixonada por aprender e compartilhar o que aprende de uma forma simples e relevante, e desenhou a sua vida para exponenciar aprendizados, conexões e vivências. Está sempre em busca da sua melhor versão e se joga em todo tipo de experiência.

É fundadora da FazINOVA, uma escola para adultos que democratiza assuntos relevantes como novas profissões, novas tecnologias, culturas ao redor do mundo e habilidades comportamentais, e também mapeia O Futuro Que Já Existe em diversos segmentos e regiões. Bel também é escritora e autora de quatro livros bestsellers sobre comportamento e protagonismo, que somam mais de 3 milhões de leitores (A Menina do Vale, Procuram-se Super-Heróis, A Menina do Vale 2 e A Sua Melhor Versão Te Leva Além).

Foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil” pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil” pela Revista Forbes, "100 mulheres mais inspiradoras do mundo" pela BBC, e entrou na lista dos “10 líderes mundiais mais admirados pelos jovens”, da Cia de Talentos. Bel também foi vencedora do Women's Initiative Awards e trouxe para o Brasil, pela primeira vez, o renomado prêmio da Cartier que avalia projetos de mulheres empreendedoras de todo o mundo. Bel é TED Fellow e sua palestra "5 maneiras de matar seus sonhos" já foi vista mais de 5 milhões de vezes. Foi colunista na Rádio CBN, Revista Exame PME, Jornal Estado de São Paulo e no Programa de TV Show Business.

20h30

Palestra: Performance sustentável em projetos para concursos de Arquitetura

Palestrante: Ricardo Felipe Gonçalves (Hiperstudio) + Profa. Juliana Iwashita

Ricardo Felipe é arquiteto e Urbanista com graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2007 e Mestrado pela Universidade de São Paulo em 2014 na área de Projeto de Arquitetura. Atualmente é sócio fundador do Hiperstudio, escritório de arquitetura em São Paulo com diversas premiações nacionais em concursos de projeto e na temática sustentável. Leciona como Professor de Projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes.

Cursos organizadores: Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos; Arquitetura e Sustentabilidade; Lighting Design

20h30

Palestra: Fake News: sua mecânica e os mecanismos

Palestrante: Rodrigo Amorim

Rodrigo Amorin é mestre em comunicação e pesquisador pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Branding e Graduado em Publicidade. Possui 15 anos de experiência em projetos de branding e comunicação para empresas nacionais e multinacionais. Professor convidado nos cursos de pós-graduação das instituições: Belas Artes, ESPM, Anhembi Morumbi e Metodista. Palestrante e autor do livro “Design Digital e Novas Mídias”.

Cursos organizadores: Comunicação e Marketing Digital; Comunicação e Retórica; Design Digital e Novas Mídias; Direção de Arte em Comunicação

20h30

Palestra: Preservação do patrimônio material e imaterial: o papel do profissional na valorização da cultura

Palestrante: Adriana Benguela

Adriana Benguela é arquiteta formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com experiência em planejamento e coordenação de projetos de arquitetura, design e inovação. É diretora executiva da Rosenbaum. Na Rosenbaum, já atuou na equipe criativa de design e arquitetura, em mais de 300 projetos, desde 1998. Desenvolveu habilidades de atendimento ao cliente e gerenciamento de equipe. Sócia da Rosenbaum desde 2004, trabalha com os novos clientes na construção de modelos de negócios customizados para arquitetura, design de produto, co-branding, e projetos co-criativos. Co-fundadora do Instituto A Gente Transforma, atua no gerenciamento de projetos, alinhando os macro-objetivos do plano estratégico e as etapas de execução.

Cursos organizadores: Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico; Design e Identidade Cultural

20h30

Mesa-redonda: A moda pode ser um bom negócio?

Mediadora: Jô Souza

Participantes: Bruna Fioreti (Carreira profissional), Wolfgang Menke (Economia Criativa), Marcela Leme Torino (Negócios na Internet), Thais Farage (Consultoria de Imagem

Bruna Fioreti é jornalista formada pela Unesp, master coach membro da Sociedade Brasileira de Coaching e consultora de branding pessoal. Colunista de carreira feminina do portal UOL, também ministra cursos livres na Belas Artes. Ministra workshops e palestras pelo Brasil, nos quais une seus conhecimentos em coaching e comunicação e temas femininos – expertise desenvolvida em cinco como redatora-chefe da revista Glamour. Já passou por grandes redações, como Estadão e Jornal da Tarde, fez pós-graduação em Marketing Político pela USP, curso de Psicologia Positiva pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hil e de Feminismo Pós-Colonial pela PUC-SPl e cursa MBA em Coaching pela Fappes.

Wolfgang Menke é designer na prática e sem nenhuma formação universitária, Wolfgang Menke está dando um nó na cabeça do mercado brasileiro. Há anos ele está transformando uma rua no bairro paulistano de Pinheiros em um endereço único e diferente. Lá, é possível compartilhar a vida e experimentar com exemplos práticos o que é Sharing Economy. Depois de mais de 20 anos no mercado de comunicação, com passagem e projetos para grandes empresas como Natura, Heineken, Sony, Diageo e Coca Cola, ele aposta em uma nova forma de consumo e uma nova relação das pessoas.

Marcela Leme é formada pela FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Lidera e desenvolve a equipe de Branding e Social Media para a marca Dafiti e supervisão das marcas Tricae e Kanui.

Thais Farage é formada em cinema pela UFF e em Consultoria de Imagem pela Oficina de Estilo com 8 anos de experiência em direção de arte e figurino. Há 4 anos pensa, estuda e trabalha com moda e beleza. Possui uma coluna quinzenal no site de Marcos Proença. É Consultora de Estilo e mantem seu site como plataforma para escrever e pensar sobre estilo, lifestyle e beleza.

Cursos organizadores: Consultoria de Imagem e Estilo; Moda e Mídias Sociais Digitais; e Mercado de Moda e Consumo

20h30

Palestra: Perspectivas no campo da arte: História, Colecionismo e Mercado

Palestrante: Acácio Lisboa (James Lisboa Leilão Oficial)

Cursos organizadores: Arte e Educação; Arte e Mercado; História da Arte; Museologia, Colecionismo e Curadoria

PROGRAMAÇÃO SOROCABA

DIA 29 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA

19h30

Palestra de abertura

20h30

Bate-papo: Oportunidades em Arquitetura e Urbanismo

Palestrante: Prof. Ricardo Ruiz Martos

Curso organizador: Arquitetura e Sustentabilidade

20h30

Bate-papo: Oportunidades em Artes

Palestrante: Prof. Ronaldo Mathias

Cursos organizadores: Arte e Educação, História da Arte

20h30

Bate-papo: Oportunidades em Comunicação e Marketing

Palestrante: Prof. Élcio Sartori

Cursos organizadores: Comunicação e Marketing Digital, Comunicação e Retórica, Direção de Arte em Comunicação

20h30

Bate-papo: Oportunidades em Empreendedorismo

Palestrante: Profa. Márcia Auriani

Curso organizador: Gestão em Economia Criativa

20h30

Bate-papo: Oportunidades em Moda

Palestrante: Profa. Dhora Costa

Cursos organizadores: Consultoria de Imagem e Estilo, Mercado de Moda e Consumo, Moda e Mídias Sociais Digitais

O que é?

Você precisa de orientação para escolher um curso de Pós-Graduação?

Então participe do Belas Artes Mentoring, o encontro com especialistas das mais variadas áreas da Economia Criativa, para conhecer as oportunidades profissionais do setor e tirar todas as suas dúvidas sobre os cursos de Pós-Graduação, etapa fundamental para a construção de uma carreira.

Como funciona?

A partir do tema “Oportunidades na Economia Criativa”, o Belas Artes Mentoring começará com palestras de profissionais com larga experiência em temas ligados à carreira e empreendedorismo.

Em seguida, você e os outros participantes do encontro serão divididos em grupos, para que recebam conteúdos específicos sobre Arquitetura, Arte, Comunicação, Marketing, Empreendedorismo e Moda, de acordo com a sua área de interesse.

Esta também será a sua chance de bater um papo com o coordenador de cada curso de Pós-Graduação da Belas Artes e de estabelecer contatos de networking com os demais participantes do evento.

Quando e onde ocorre?

O Belas Artes Mentoring será realizado nas unidades da Belas Artes em São Paulo e Sorocaba, nas seguintes datas:


São Paulo


27 e 28 de novembro de 2018, às 19h30
Unidade 2 – Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo


Sorocaba


29 de novembro de 2018, às 19h30
Av. Gisele Constantino, 1850, 2º andar (próximo ao Complexo Iguatemi Business), Sorocaba