Design e Identidade Cultural

Egressos dos cursos de Design, Jornalismo, Arquitetura, História, Sociologia, Antropologia, Publicidade e Propaganda.

Por que fazer
esse curso?

Os designers têm vivenciado novas experiências, realidades e desafios frente ao cenário competitivo e à emergência de horizontes complexos advindos da globalização, fenômeno impulsionado pela revolução tecnológica e competição econômica internacional que culmina na homogeneização do planeta e em linhas de produção "sem alma".
Neste contexto, destaca-se a importância e a responsabilidade da participação do designer no processo de desenvolvimento de produtos com significado a partir do reconhecimento de identidades culturais locais e artesanais, que trazem em si a expressão de sua própria origem e de quem as produziu, além de promoverem melhoria da qualidade de vida para a sociedade como um todo.
A compreensão da importância do respeito aos valores ancestrais e aos seus autores é diferencial do curso de Pós-Graduação em “Design e Identidade Cultural”, que fornecerá ao aluno bases teóricas, conceituais e metodológicas para uma imersão em sua cultura a partir do recorte indígena, afro-brasileiro e latino-americano.

Compartilhe esse curso

Próxima Turma

LOCAL
INÍCIO
DURAÇÃO
INVESTIMENTO
DIAS

Quais são
as disciplinas?

Hora/Aula
HISTÓRIA DO DESIGN BRASILEIRO 20
CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA 20
MANUALIDADES, MISCIGENAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO 20
EXPRESSÕES SIMBÓLICAS AFRO-BRASILEIRAS 20
HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA E COLONIAL 20
CULTURA LATINO-AMERICANA 20
HAND-MADE NA AMÉRICA LATINA 20
DESIGN EMOCIONAL 20
DESIGNING YOUR LIFE (SEMIPRESENCIAL)
40
ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES (SEMIPRESENCIAL)
40
EMPREENDEDORISMO (SEMIPRESENCIAL)
40
ATIVIDADE PROGRAMADA PARA A REALIZAÇÃO DO TCC I 20
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA (SEMIPRESENCIAL)***
40
ATIVIDADE PROGRAMADA PARA A REALIZAÇÃO DO TCC II 26
ORIENTAÇÃO PRESENCIAL E BANCA FINAL 6
DISCIPLINAS OPTATIVAS * (DISTRIBUÍDAS EM TRÊS SEMESTRES) 60
TOTAL ** 432

* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 3 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

** 1 hora/aula tem a duração de 50 minutos.

*** Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.

Quem são
os Professores?

    Docentes

    A definir

Coordenação
Prof. Me. Fernando Laterza

Coordenador no Núcleo de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Co-autor do curso de extensão Design Essencial com Marcelo Rosembaum e equipe AGT. Integrante do corpo docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos cursos de graduação de Design, Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Nove de Julho (2004) com Especialização em Gestão Ambiental (2009). Mestre (2017) pelo programa de pós-graduação em habitação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Autor das disciplinas Design e Sustentabilidade e Design Emocional. Membro do colegiado FAU-BA 2015-2016-2017, representante do corpo docente no cargo de Vice-Presidente na CPA - Comissão Própria de Avaliação da mesma instituição. É membro associado da ANTAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, desde 2015. Integrante da CPA - Comissão Própria de Avaliação na Faculdade Belas Artes de São Paulo - Votorantim como Vice-Presidente, representando o corpo docente. Membro do corpo de jurados do prêmio de Design CasaVogue 2018. Avaliador e membro das equipes de seleção e execução do projeto Rotas - Belas Artes para a SP- Arte e Salão Satellite de Milão, nas edições 2016/2017 e 2018. Possui experiência na área de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo tendo atuado em escritório próprio e como associado em terceiros. Leciona nas disciplinas da graduação (Design e Arquitetura e Urbanismo), e Pós Graduação Lato Sensu (Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade), além de orientar trabalhos de conclusão de curso da graduação, iniciação científica e pós graduação lato sensu, atuando principalmente nos seguintes temas: biomimetismo, tecnologias emergentes (NBTN), inovação e sistemas construtivos, projetos de arquitetura com baixo impacto ambiental, design emocional, qualidade do ambiente construído e design e sustentabilidade.

Tour 360

Tour 360

Inglês Online

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.