Internacionalização, Arte e Cultura

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que desejam articular o campo interdisciplinar das Relações Internacionais, da Cultura e da Arte, desenvolver políticas e projetos para a internacionalização de bens artísticos e culturais e empreender projetos culturais de cunho social e privado.

Por que fazer
esse curso?

O curso aborda as relações internacionais contemporâneas nos campos da Arte e Cultura e como as políticas públicas, a diplomacia cultural e as forças de mercado e políticas atuam e interagem.
A Pós-Graduação em Internacionalização, Arte e Cultura apresenta as técnicas de formulação, elaboração e avaliação de projetos culturais com o objetivo principal da internacionalização de bens e produtos artísticos e culturais, e como os incentivos fiscais, a captação de recursos, e as regras tributárias e internacionais são agregadas aos projetos.
O aluno do curso tem a chance de aplicar os conhecimentos dos eixos estruturante e executivo, além do eixo institucional e optativo, em um trabalho de conclusão de curso (TCC) necessariamente voltado para a elaboração de um projeto de internacionalização cultural.

Compartilhe esse curso

Próxima Turma

LOCAL
INÍCIO
DURAÇÃO
INVESTIMENTO
DIAS

Quais são
as disciplinas?

Hora/Aula
TEORIA DAS RELAÇÕES E DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 20
FORMULAÇÃO, ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS 20
DIPLOMACIA CULTURAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA 20
INTERNACIONALIZAÇÃO DE BENS ARTÍSTICOS E CULTURAIS: EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO 20
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ARTE E CULTURA 20
MECANISMOS DE INCENTIVO E DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS 20
PANORAMA DA ARTE E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO 20
DIREITO TRIBUTÁRIO E INTERNACIONAL APLICADO À ARTE E CULTURA 20
DESIGNING YOUR LIFE (SEMIPRESENCIAL)
40
ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES (SEMIPRESENCIAL)
40
EMPREENDEDORISMO (SEMIPRESENCIAL)
40
ATIVIDADE PROGRAMADA PARA A REALIZAÇÃO DO TCC I 20
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA (SEMIPRESENCIAL)***
40
ATIVIDADE PROGRAMADA PARA A REALIZAÇÃO DO TCC II 26
ORIENTAÇÃO PRESENCIAL E BANCA FINAL 6
DISCIPLINAS OPTATIVAS * (DISTRIBUÍDAS EM TRÊS SEMESTRES) 60
TOTAL ** 432

* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 3 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

** 1 hora/aula tem a duração de 50 minutos.

*** Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.

Quem são
os Professores?

Coordenação
Prof. Me. MIGUEL ANGELO ARAB
Visualizar Currículo Lattes

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFRJ e mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa (EBAPE) da FGV/RJ. Ao longo da carreira desenvolveu atividades docentes, executivas e de consultoria tanto no setor público quanto no privado. As atividades docentes foram executadas na FEA/UFRJ, EBAP/FGV e Trevisan Escola de Negócios. Desde 2012 leciona nos cursos de Relações Internacionais, de Jornalismo, de Design e de Relações Públicas, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Também tem experiência como docente e na coordenação de cursos in company e pós-graduação nas áreas de estratégia, finanças e controladoria. As atividades executivas foram desempenhadas inicialmente junto ao Governo de Goiás, na Caixa Econômica do Estado de Goiás e na Secretaria de Planejamento e Coordenação, respectivamente nas funções de Assessoria Econômica e Coordenação de Desenvolvimento Regional; junto ao Governo Federal, na Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, desempenhou a função de Coordenação do Programa de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil, com financiamento do Banco Mundial e com apoio técnico da FAO e do PNUD. No setor privado, atuou como diretor e sócio de consultoria econômico-financeira e de estratégia e gestão, no âmbito da Trevisan Consultores. Atua como consultor nas áreas de planejamento estratégico, avaliação e modelagem econômico-financeira, reestruturação empresarial e governamental e estudos e projetos setoriais e regionais. Nestes campos trabalhou em projetos de diversos setores, tais como alimentício, bancário, seguradoras, fertilizantes, educacional, infra-estrutura, bebidas, automotivo, papel e celulose. Há oito anos coordena a pesquisa e o modelo de avaliação das Melhores Empresas da Revista Isto É/Dinheiro. Atualmente ocupa a função de Coordenador do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Tour 360

Tour 360

Inglês Online

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.