+ espaços

Entenda a graduação de
curta duração




A graduação de curta duração da Belas Artes apoia-se nos mesmos conceitos dos cursos de bacharelado e foi criada com a experiência que a instituição acumulou ao longo dos seus 89 anos de existência.

Todos os cursos são estruturados com duas disciplinas comuns, ministradas a distância:

  • Empreendedorismo e Estratégia de Projetos
  • Marketing de Projetos

O objetivo é propiciar ao aluno, independentemente de sua área, as bases fundamentais das áreas de empreendedorismo e marketing para tornar-se um profissional com diferencial competitivo no mercado.

Outro elemento essencial dos cursos da Belas Artes são as matrizes curriculares criadas para integrar disciplinas teóricas e práticas: assim, o aluno tem uma formação fundamentada em conceitos modernos e inovadores proporcionando-lhe uma atuação mais sólida no mercado de trabalho.

Projeto de Integração Multidisciplinar - BATec

A Belas Artes tomou como base os pilares da educação elaborados pela UNESCO* para implantar o Projeto de Integração Multidisciplinar (PIM). Estes pilares formam os 4 As da Educação Belas Artes:

Aprender a conhecer (projeto de construir uma cultura geral ampla: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação),

Aprender a fazer (a fim de adquirir qualificação profissional e dominar competências que tornem o indivíduo apto a enfrentar numerosos desafios, situações e a trabalhar em equipe),

Aprender a viver juntos (desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e das alteridades)

e Aprender a ser (para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir, toda vez, com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal).

O Projeto de Integração Multidisciplinar (PIM) proporciona, entre outros valores, a interação do conhecimento acadêmico com as experiências práticas vivenciadas pelos discentes ao longo de sua formação acadêmico-profissional.

São objetivos específicos do PIM:

  • Estimular os alunos à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos;
  • Formar o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;
  • Desenvolver habilidades e competências para o trabalho em equipe;
  • Estabelecer maior interação entre mercado de trabalho-Centro Universitário e Sociedade;
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho colocando-os em contato direto com a prática profissional;
  • Desenvolver a liderança e a interação em equipes diversificadas;
  • Possibilitar a formação ética e a cidadania.

Como o Projeto de Integração Multidisciplinar é aplicado nos cursos?

Os projetos têm conteúdo eminentemente prático, mas incorporam de forma lógica e sistemática os conceitos apresentados pelas disciplinas em cada módulo. Trata-se de trabalhos realizados em grupo com, no mínimo, dois e, no máximo, cinco participantes.

Os professores reservam, em seus respectivos planos de ensino, 1/6 da carga horária para os discentes desenvolverem atividades relacionadas à elaboração do PIM, especialmente, as referentes à sua disciplina, que devem constar do trabalho. Há um supervisor-geral que estará à disposição dos alunos para complementar as orientações ministradas pelos docentes e realizar o gerenciamento dos registros acadêmicos do PIM, isto é, um docente responsável pelo acompanhamento dos projetos, para facilitar a comunicação entre alunos e professores e deliberar sobre questões não previstas em regulamento, entre outras atribuições.

O PIM está configurado na perspectiva de formar para o mercado de trabalho profissionais aptos a desenvolver suas competências de forma plena e inovadora e com capacidade de compreender, de forma crítica, as implicações das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.

Por meio do PIM, a Belas Artes coloca em prática a crença de que o conhecimento progride por meio da capacidade dos alunos em contextualizar. Essa capacidade necessita de uma perspectiva de mundo diversificada que se traduz na integração do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.

*Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999). Neste livro, a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, pp. 89-102, que aqui se transcreve, com a devida autorização da Cortez Editora.

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Visite a Belas Artes!

Tour 360

Visitas Monitoradas

O Programa de Visitas Monitoradas da Belas Artes, também conhecido como Open House, foi desenvolvido para que os interessados possam conhecer nossos espaços, salas de aula, ateliês, oficinas, laboratórios e bibliotecas (certificadas com o selo ISO 9001 desde 2004), infraestrutura pensada para que a formação de nossos alunos seja permeada por teoria e, principalmente, muita prática!

Para agendar sua visita, inscreva-se em nosso site conforme disponibilidade da agenda.

Fique por dentro!