Acontece

Navegação

Belas Artes participa da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul

Projeto capitaneado pela professora Denise Xavier foi o único da América Latina a ser selecionado

Publicado em 06/09/2017

Com o projeto “Food Circuits In The City Of São Paulo”, um time da Belas Artes foi convidado para representar o município de São Paulo – a única cidade da América Latina – na Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul, na Coreia do Sul.
 
Com base em um estudo já existente da Prefeitura, o grupo criou uma proposição dos vários caminhos que o alimento percorre e que impactam diretamente na saúde pública da cidade. O projeto entende que os circuitos alimentares de uma cidade como São Paulo – com 12 milhões de habitantes - é uma questão estratégica por ser fundamental na busca da sustentabilidade urbana e igualdade social. 
 
Capitaneado pela professora e arquiteta Denise Xavier, o time buscou soluções e iniciativas que visam minimizar os problemas ao longo dos trajetos e circuitos percorridos pelo alimento. Formado, ainda, pelos professores Antonio Rodrigues Netto (coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição), Kazuo Nakano, Jaime Martin Vega Rocobado, Denivaldo Pereira Leite, e os arquitetos formados na Belas Artes Rodrigo de Moura, Ivan Alves Pereira, Viviana Lumi Okazaki, Letícia Aguida Medeiros e Bruna Belfiore, o grupo ficou entre as 50 cidades selecionadas pela Bienal de Seul. 
 
Localizado no Dongdaemun Design Plaza, complexo multiuso projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, o estande da Belas Artes representa o fluxograma da entrada de alimentos em São Paulo e propõe a formação de circuitos que conectem locais de produção, armazenamento, distribuição e consumo de alimentos agrícolas que já existem no município de São Paulo. 
 
Para mais informações sobre a Bienal de Arquitetura de Seul, acesse: http://seoulbiennale.org/en/

Outras Notícias