Acontece

Navegação

Professor da Belas Artes lança guia de Arquitetura financiado por campanha coletiva

Guia da Arquitetura Moderna Paulistana, de Alberto Xavier, será lançado no dia 11 de dezembro, às 18 horas

Publicado em 06/12/2017

Ocorre na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, no prédio do Iphan, o lançamento do guia da Arquitetura Moderna Paulistana, organizado por Alberto Xavier, professor decano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, Carlos Lemos e Eduardo Corona.
 
Editado pela Romano Guerra Editora, o livro mapeia o cenário da arquitetura moderna produzida em São Paulo. Inicialmente publicado em fascículos na revista “A Construção São Paulo” a partir do ano de 1978 até 1983, quando foi editado em um volume completo, o livro é estruturado em fichas de obras construídas organizadas cronologicamente. O título inicia com a polêmica atribuição de primeira obra moderna ao edifício de apartamentos na Avenida Angélica, projeto de Júlio de Abreu, de 1927, e termina em 1977 com o Centro Cultural São Paulo, de Eurico Prado Lopes e Luiz Telles.
 
O volume apresenta uma série de edifícios e conjuntos arquitetônicos que são marcos da cidade de São Paulo: Edifício Esther, de Álvaro Vital Brazil e Adhemar Marinho, 1935; Edifício Prudência, de Rino Levi e Roberto Cerqueira Cesar, 1944; Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, 1949; Parque do Ibirapuera, de Oscar Niemeyer, Zenon Lotufo, Hélio Uchoa e Eduardo Kneese de Mello, 1951; Edifício Copan, de Oscar Niemeyer, 1951; Estádio do Morumbi, de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, 1952; Edifício Nações Unidas, de Abelardo de Souza, 1953; Conjunto Nacional, de David Libeskind, 1955; Edifício Itália, de Adolf Franz Heep, 1956; Ginásio do Clube Atlético Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro, de 1957, Masp, de Lina Bo Bardi, 1957.
 
A publicação do guia da Arquitetura Moderna Paulistana foi viabilizada por uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. Na ocasião, ocorrerá ainda o lançamento do Dicionário da Arquitetura Brasileira, de Corona & Lemos. Durante o evento, que acontecerá dentro da programação de comemoração dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, os títulos poderão ser retirados – para quem já contribuiu com a campanha – ou comprados – para os demais interessados. 
 
Serviço
 
Lançamento do guia da Arquitetura Moderna Paulistana
Data: 11 de dezembro, das 18 horas às 21h30
Local: Iphan
Avenida Angélica, 626, Santa Cecília 
 
Evento exclusivo para convidados 

Outras Notícias